Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude, 2022

Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude (#ECYP2022)

O Prémio destaca o trabalho quotidiano desenvolvido por jovens de toda a Europa para reforçar a democracia europeia e apoia a sua participação ativa na construção do futuro da Europa. É gerido pelo Parlamento Europeu, em parceria com a Fundação do Prémio Internacional Carlos Magno, de Aachen, e foi criado em 2008.

Objetivos

  • promover o entendimento ao nível europeu e internacional, com base em valores democráticos (como, por exemplo, o respeito pela dignidade humana, a liberdade, a igualdade, o Estado de direito e o respeito pelos direitos humanos)
  • promover um sentimento partilhado de identidade e integração europeias
  • incentivar outros jovens da Europa a participarem na vida democrática; d. oferecer exemplos concretos de convivência entre europeus formando uma comunidade

Os projetos podem centrar-se na organização de diversos eventos destinados à juventude, tais como (mas não exclusivamente) intercâmbios de jovens, jogos de simulação, festivais políticos para a juventude, exposições, ações de formação, projetos em linha ou atividades semelhantes.

Destinatários

Os candidatos devem ter entre 16 e 30 anos de idade e ser cidadãos ou residentes de um Estado-Membro da União Europeia.

Os participantes podem candidatar-se tanto a título individual como em grupo. Os projetos de grupo ou transfronteiras só podem ser apresentados num país, que deve estar estreitamente ligado ao projeto.

Como participar

São elegíveis as candidaturas em todas as línguas oficiais da União Europeia. A candidatura é efetuada em linha.

Critérios de avaliação

Os projetos devem seguir os seguintes critérios:

  • Fomentar um sentimento partilhado de identidade europeia e de integração;
  • Servir de modelo para os jovens da UE;
  • Oferecer exemplos práticos de convivência entre europeus, com um sentido de comunidade;
  • Promover uma compreensão europeia e internacional.

Processo de seleção

O vencedor do Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude será selecionado num processo que compreende duas fases:

  • Primeira fase: os júris nacionais, pelo menos dois deputados ao PE e um representante de organizações de jovens, selecionarão um vencedor nacional de cada um dos Estados-Membros da UE;
  • Segunda fase: o júri europeu, constituído por três deputados ao Parlamento Europeu e pelo Presidente do Parlamento Europeu, bem como por quatro representantes da Fundação do Prémio Internacional Carlos Magno, de Aachen, selecionará os três melhores projetos.

Nota: A decisão do júri europeu é definitiva. O júri reserva-se o direito de rejeitar qualquer candidatura que não satisfaça as condições do concurso.

Prémio

  • 1º lugar: 7.500 euros
  • 2º lugar: 5.000 euros
  • 3º lugar: 2.500 euros

Os representantes dos projetos nacionais selecionados são convidados para a cerimónia de entrega do prémio em Aachen, na Alemanha. 

Os três vencedores serão convidados a visitar o Parlamento Europeu (em Bruxelas ou Estrasburgo).

Candidaturas

Para candidatar-se é necessário preencher o formulário de candidatura, até 13 de fevereiro de 2022.

Para informações adicionais e esclarecimento de dúvidas sobre o concurso, deverá utilizar o seguinte endereço: youth@ep.europa.eu.

Vencedor nacional 2021

O projeto "Primeira Sessão Digital ", da autoria da Associação Portuguesa Parlamento Europeu Jovem (PEJ), com o tema “Descobertas Digitais: Explorar as ligações entre as alterações climáticas e as crises de saúde globais” é o vencedor nacional do Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude 2021 e vai representar Portugal na fase europeia da competição.


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Pedidos de informação sobre este prémio devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso ao sítio oficial.