Prémio Europeu da Abelha, 2022

bee award

Abelhas e outros insetos polinizadores contribuem significativamente para a produção de culturas e polinização de plantas silvestres. A preocupação atual é com o declínio dessas espécies importantes na Europa e em outros lugares. Com o patrocínio da Associação Europeia de Máquinas Agrícolas (European Agricultural Machinery Association, CEMA), a Organização Europeia de Proprietários de Terras (European Landowners’ Organization, ELO) lançou o Prémio Europeu das Abelhas (European Bee Award), em 2014, visando a promoção de novas e inovadoras iniciativas de proteção dos polinizadores, no ambiente agrícola.

Em 2022, o prémio irá homenagear projetos com dois focos principais: «Práticas de gestão do território» e «Aplicação de soluções tecnológicas inovadoras».

Objetivo

Celebrar novas e inovadoras iniciativas que beneficiam as abelhas, polinizadores e a biodiversidade em geral.

Destinatários

O prémio homenageia agricultores, proprietários de terras, institutos de pesquisa, universidades e organizações públicas ou privadas que desenvolvem projetos excecionais e inovadores, com o objetivo de proteger as abelhas ou outros polinizadores e ajudar a preservar a biodiversidade na Europa.

Categorias

  • Práticas de gestão do território para proteger e melhorar os polinizadores no ambiente de cultivo - desenvolvimento de práticas agrícolas que ajudem a criar as condições de vida corretas para as abelhas e outros polinizadores, incentivando a presença em áreas cultivadas e enriquecendo a biodiversidade no ambiente cultivado
  • Aplicação de soluções tecnológicas inovadoras para reduzir o impacto das operações agrícolas nos polinizadores - projetos de novas tecnologias e novas aplicações de tecnologias para permitir que as abelhas e outros polinizadores sejam melhor protegidos do impacto das operações agrícolas (por exemplo, aplicação de produtos de proteção agrícola ou de colheita)

Como participar

As candidaturas são efetuadas em linha, preenchendo o formulário constante no regulamento e enviado par o e-mail anne-sophie.mulier@elo.org, até 23 de setembro de 2022.

Prémio

O vencedor de cada categoria recebe 4.000 euros. Para além do valor pecuniário, recebe um diploma de reconhecimento e o projeto vencedor será divulgado através dos canais de comunicação da ELO e da CEMA.

Será ainda atribuída uma “menção especial do Júri”, com um diploma de reconhecimento para um excelente projeto, quinta ou iniciativa de pequena escala ou inovadora.

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: anne-sophie.mulier@elo.org.


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do prémio 2022 [en]
1.02 MB