Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade

Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade

A Áustria, que assumiu a Presidência da Rede Europeia da Prevenção da Criminalidade no segundo semestre de 2018, elegeu como tema da Conferência Anual de Prevenção da Criminalidade o tema "Policiamento Comunitário".

 

Objectivos

A iniciativa tem como finalidade promover ações em matéria de prevenção criminal e a criação, disseminação e estímulo de boas práticas nos Estados-Membros da União Europeia.

 

Destinatários

Podem participar todas as entidades interessadas em apresentar uma candidatura ao Prémio Europeu de Prevenção da Criminalidade.

 

Como participar

As entidades que pretendem candidatar-se devem submeter os seus projetos em inglês, através do preenchimento de um formulário de candidatura e enviar para o correio eletrónico da Secretaria-Geral da Administração Interna (relacoes.internacionais@sg.mai.gov.pt).

 

Critérios de selecção

Cada país participante poderá inscrever um projecto para apreciação no âmbito do sistema europeu de concessão de Prevenção da Criminalidade. Cabe a cada país participante decidir como seleccionar projectos para apreciação no âmbito do regime de atribuição do Prémio, existindo, no entanto, alguns critérios obrigatórios:

  • O projecto deve ser concentrado na prevenção e/ou redução da criminalidade quotidiana dentro do tema especificado;
  • O projecto deve ser avaliado e atingir a maioria ou todos os seus objectivos;
  • O projecto deve, na medida do possível, ser inovador, envolvendo novos métodos e novas abordagens
  • O projecto deve ser baseado na cooperação entre os parceiros, sempre que possível
  • O projecto deve poder ser replicado por organizações e grupos de outros Estados-Membro

 

Prémios

O projecto vencedor recebe um prémio monetário no valor de 10 000 EUR e as duas menções honrosas (2.º e 3.º lugar) recebem um prémio no valor de 5 000 EUR cada.

 


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respectiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do Prémio 2018 [en]
149.03 KB