Prémio Europeu do Inventor, 2024

Ver PDF
Prémio Europeu do Inventor
Índice

O Prémio Europeu do Inventor, lançado pelo Instituto Europeu de Patentes, em 2006, homenageia a criatividade dos inventores em todo o mundo, que utilizam as suas competências técnicas, científicas e intelectuais para contribuir para o progresso tecnológico, impulsionando, assim, o crescimento económico e melhorando a vida quotidiana das pessoas.

Objetivo

O objetivo é premiar e reconhecer, publicamente, o que de melhor se tem feito na Europa e no mundo em matéria de inovação, nas áreas da indústria, Pequenas e Médias Empresas, saúde, energia e ambiente.

Categorias

  • Indústria
  • Investigação
  • Inventores de países não membros do Instituto
  • Pequenas e Médias Empresas
  • Realização profissional ("Lifetime achievement")
  • Prémio Jovens Inventores

Destinatários

O Prémio é dirigido a cidadãos de um dos 38 Estados-Membros do Instituto. Inventores não membros do Instituto só podem ser indicados para a categoria de países não membros do Instituto.

O Prémio Jovens Inventores está aberto a qualquer iniciativa pública/publicada, por um indivíduo ou grupo de indivíduos em todo o mundo, com idade máxima de 30 anos à data da cerimónia de entrega do Prémio. A iniciativa deve demonstrar claramente como pretende resolver um problema, no âmbito da estrutura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, recorrendo a uma solução tecnológica.

Como participar

Se conhece um inventor que tem uma ideia vencedora de um troféu, proceda à sua nomeação para o Prémio Europeu do Inventor ou para o Prémio Jovens Inventores, em 2024. Consulte as várias categorias e formas de nomeação e nomeie através do formulário em linha, até início de outubro de 2023.

Prémio

O prémio consiste num troféu em forma de vela, uma das invenções mais antigas e mais dinâmicas do mundo. O troféu foi concebido pela designer alemã Miriam Irle e é trabalhado com novos materiais todos os anos, destacando a natureza em constante mudança da inovação. O material do prémio é areia de quartzo de origem regional, que foi moldada em processo de impressão 3D.

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: european-inventor@epo.org.

Vencedor nacional

2023 - Filipa de Sousa Rocha, com o projeto «programação acessível para deficientes visuais», no Prémio Jovens Inventores. A investigadora portuguesa desenvolveu um sistema educativo que utiliza objetos tangíveis para ensinar literacia digital a crianças com deficiência visual.


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Pedidos de informação sobre este prémio devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link acima referido.
...loading...