Prémio Europeu do Inventor, 2023

prémio europeu do inventor 2023

O Prémio Europeu do Inventor, lançado pelo Instituto Europeu de Patentes, em 2006, homenageia a criatividade dos inventores em todo o mundo, que utilizam as suas competências técnicas, científicas e intelectuais para contribuir para o progresso tecnológico, impulsionando, assim, o crescimento económico e melhorando a vida quotidiana das pessoas.

Objetivo

O objetivo é premiar e reconhecer, publicamente, o que de melhor se tem feito na Europa e no mundo em matéria de inovação, nas áreas da indústria, Pequenas e Médias Empresas, saúde, energia e ambiente.

Categorias

Os prémios subdividem-se em diferentes categorias:

  • Indústria;
  • Investigação;
  • Inventores de países não membros do Instituto;
  • Pequenas e Médias Empresas;
  • Realização profissional ("Lifetime achievement");
  • Prémio Jovens Inventores.

Destinatários

O Prémio Indústria/Investigação/Inventores de países não membros do Instituto/Pequenas e Médias Empresas/Realização profissional ("Lifetime achievement") destina-se a inventores, ou grupos de inventores, de qualquer nacionalidade, que tenham, pelo menos, uma patente europeia válida para o projeto. Os inventores nomeados devem ser cidadãos de um dos 38 Estados-Membros do Instituto. Inventores não membros do Instituto só podem ser indicados para a categoria de países não membros do Instituto.

O Prémio Jovens Inventores está aberto a qualquer iniciativa pública/publicada, por um indivíduo ou grupo de indivíduos em todo o mundo, com idade máxima de 30 anos à data da cerimónia de entrega do Prémio. A iniciativa deve demonstrar claramente como pretende resolver um problema, no âmbito da estrutura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, recorrendo a uma solução tecnológica.

Os candidatos podem ser de qualquer nacionalidade, mesmo de países não membros do Instituto.

Como participar

Se conhece um inventor que tem uma ideia vencedora de um troféu, proceda à sua nomeação para o Prémio Europeu do Inventor ou para o Prémio Jovens Inventores, em 2023. O formulário de nomeação já está disponível e pode enviar uma proposta até 3 de outubro de 2022.

Prémio

O prémio consiste num troféu em forma de vela, uma das invenções mais antigas e mais dinâmicas do mundo. O troféu foi concebido pela designer alemã Miriam Irle e é trabalhado com novos materiais todos os anos, destacando a natureza em constante mudança da inovação. O material do prémio 2022 é areia de quartzo de origem regional, que foi moldada em processo de impressão 3D.

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: european-inventor@epo.org.

Finalistas nacionais


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Pedidos de informação sobre este prémio devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link acima referido.