Prémio Europeu do Público LUX, 2024

Ver PDF
LUX AUDIENCE AWARD 2024
Índice

O Prémio Europeu do Público LUX (The European Audience Film Award), organizado pelo Parlamento Europeu e pela Academia Europeia de Cinema demonstra o compromisso do Parlamento Europeu com a cultura. A iniciativa promove a diversidade cultural e oferece apoio tangível ao cinema e às artes.

Este prémio baseia-se no Prémio de cinema LUX, do Parlamento Europeu, estabelecido em 2007, e visa estreitar os laços entre a política e os cidadãos, convidando os espetadores europeus a tornarem-se protagonistas ativos, votando nos seus filmes favoritos. Os filmes nomeados sensibilizam para questões sociais e políticas atuais, envolvem audiências em debates sobre a Europa, de uma forma compreensível, e refletem a beleza e a diversidade do cinema europeu.

Objetivo

O prémio visa estreitar os laços entre a política e os cidadãos, ao convidar o público europeu a tornar-se protagonista ativo, votando nos seus filmes preferidos. O objetivo é também envolver o público em debates sobre a Europa, em ‘viver a Europa’ emocionalmente, assistindo a filmes europeus inspiradores.

Os filmes nomeados são legendados nas 24 línguas oficiais da UE e as exibições gratuitas são organizadas pelo Parlamento Europeu, em todos os 27 Estados-Membros da UE, durante o período "Assista, Avalie e Ganhe".

Candidatura

Cinco filmes foram selecionados para o Prémio do Público LUX 2024. Vote e avalie os cinco filmes nomeados de uma (ruim) a cinco estrelas (excelente), em linhaaté 14 de abril de 2024, e não perca a oportunidade de ganhar uma série de prémios emocionantes, incluindo uma viagem ao Parlamento Europeu para participar na cerimónia de entrega dos prémios, em 16 de abril de 2024, e conhecer os realizadores e as equipas de filmagem dos nomeados.

Ciclo de Cinema LUX em Coimbra. O Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal organiza sessões de cinema dos filmes nomeados para o LUX Prémio do Público. As sessões, que arrancaram no passado dia 22 de fevereiro, continuam a decorrer nos dias 24, 25 e 26, na Casa do Cinema, em Coimbra. O LUX Prémio do Público distingue o cinema europeu, e procura sensibilizar para as questões sociais, políticas e culturais na Europa. Os espetadores são convidados a votar no seu filme favorito até dia 14 de abril.

Critérios de elegibilidade

Em geral:

  • Ter recebido um prémio ou atenção notável num grande festival;
  • Ter sido lançado nos cinemas em pelo menos cinco Estados-Membros da UE (ou ter seus direitos vendidos em pelo menos três Estados-Membros da UE no caso de filmes dos festivais de cinema de Cannes e Karlovy Vary);
  • Ter tido sua primeira exibição pública oficial num festival (incluindo streamline), ou num cinema, ou lançamento em linha.

Tópicos:

  • Ilustrar a diversidade de tópicos no centro do debate europeu e ser acessível a um público europeu amplo e diversificado;
  • Cobrir uma variedade de temas, promovendo e incentivando o debate público sobre o quotidiano europeu e sobre o futuro da Europa. Diversidade de tom, tópicos e género é incentivada;
  • Retratar com sucesso igualdade, diversidade e inclusão através dos temas e personagens do filme.

Origem geográfica da produção:

  • Ter sido produzido ou coproduzido em países elegíveis para o programa Europa Criativa-MEDIA (Estados-Membros da UE, Albânia, Arménia, Bósnia e Herzegovina, Geórgia, Islândia, Kosovo, Moldava, Montenegro, Noruega, Macedónia do Norte, Sérvia e Ucrânia).

Género:

  • Ficção, animação e documentário.

Tempo de execução:

  • Ter um tempo de execução de pelo menos 60 minutos. Filmes com mais de 120 minutos devem ser evitados.

Prémio

Este Prémio pretende apoiar as produções cinematográficas europeias, dando visibilidade aos filmes indicados e alcançando um público mais amplo. O filme vencedor do Prémio será adaptado para públicos com deficiência visual e auditiva e promovido nos Estados-membros.

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: luxaward@ep.europa.eu.

...loading...