Prémio Europeu do Público LUX, 2022

European Film Academy

O Prémio Europeu do Público LUX (The European Audience Film Award), organizado pelo Parlamento Europeu e pela Academia Europeia de Cinema demonstra o compromisso do Parlamento Europeu com a cultura. A iniciativa promove a diversidade cultural e oferece apoio tangível ao cinema e às artes.

Este prémio baseia-se no Prémio de cinema LUX, do Parlamento Europeu, estabelecido em 2007, e visa estreitar os laços entre a política e os cidadãos, convidando os espetadores europeus a tornarem-se protagonistas ativos, votando nos seus filmes favoritos. Os filmes nomeados sensibilizam para questões sociais e políticas atuais, envolvem audiências em debates sobre a Europa, de uma forma compreensível, e refletem a beleza e a diversidade do cinema europeu.

Objetivo

O prémio visa estreitar os laços entre a política e os cidadãos, ao convidar o público europeu a tornar-se protagonista ativo, votando nos seus filmes preferidos. O objetivo é também envolver o público em debates sobre a Europa, em ‘viver a Europa’ emocionalmente, assistindo a filmes europeus inspiradores.

A Semana do Público LUX realiza-se de 29 de março a 1 de abril de 2022. As exibições dos filmes nomeados realizar-se-ão simultaneamente em Bruxelas e numa dúzia de cidades de toda a Europa, incluindo Lisboa, seguidas de sessões de perguntas e respostas com os realizadores. 

Candidatura

A candidatura decorre de 21 de dezembro de 2021 a 25 de maio de 2022.

Em 2022, foram nomeados três filmes. Para escolher o vencedor, pode votar até 25 de maio de 2022: avalie o filme a que assistiu utilizando o sistema de pontuação seguinte: 1 estrela – mau, 5 estrelas – excelente.

Os três filmes em competição, com legendas disponíveis nas 24 línguas oficiais da UE, vão ser exibidos em todos os Estados-membros da União Europeia: 

Para saber mais sobre o processo de candidatura e de votação pode aceder aqui.

Critérios de elegibilidade 

Para a edição 2022, os filmes a serem considerados devem atender aos seguintes critérios:

  • Ficção ou documentário criativo (podem ser animados);
  • Duração mínima de 60 minutos;
  • Produções ou coproduções elegíveis no âmbito do Programa Europa Criativa/MEDIA (países da UE e Islândia, Albânia, Noruega, Bósnia e Herzegovina e Montenegro);
  • Ilustração da universalidade dos valores europeus, da diversidade de culturas ou temas, ou suscitar o debate sobre a construção do projeto europeu;
  • Primeira exibição pública oficial em festival (inclusive em linha), ou em cinemas, entre 1 de junho de 2020 e 12 de setembro de 2021.

Prémio

Este Prémio pretende apoiar as produções cinematográficas europeias, dando visibilidade aos filmes indicados e alcançando um público mais amplo.

O filme vencedor do Prémio do Público LUX será adaptado para públicos com deficiência visual e auditiva e promovido nos Estados-membros.

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: luxaward@ep.europa.eu.

Documentos

Folheto 2021 [en]
1.59 MB