Prémio Europeu Natura 2000, edição 2022

Miniatura

O Prémio Europeu Natura 2000 é uma iniciativa da Comissão Europeia, lançada em 2013, e dedicada a reconhecer a excelência na gestão dos sítios Natura e as conquistas de conservação, e mostrar o valor acrescentado da rede Natura para as economias locais.

A rede Natura 2000 é uma ampla rede de áreas de proteção da natureza da União Europeia, estabelecida ao abrigo da Diretiva Habitats, de 1992. 

Objetivos

O Prémio tem como objetivo promover a importância da Rede Natura 2000 e a proteção da biodiversidade, em toda a Europa. Para além disso, procura demonstrar que as atividades relacionadas com a Rede Natura 2000 podem beneficiar a economia local.

Destinatários

O Prémio está aberto a qualquer organização ou pessoa envolvida num projeto de conservação Natura 2000, incluindo autoridades públicas, empresas, organizações não governamentais (ONG), voluntários, proprietários de terras, instituições de educação e indivíduos.

Como participar

As candidaturas são feitas em linha e podem ser preenchidas em qualquer língua oficial da UE, com exceção do gaélico e do maltês. No entanto, alguns campos no formulário de candidatura devem ser preenchidos apenas em inglês.

Categorias

  • Conservação da terra
  • Conservação marinha
  • Benefícios socioeconómicos
  • Cooperação transfronteiriça e redes
  • Prémio dos Cidadãos Europeus (votação do público)

Júri

Um júri composto por representantes das instituições da UE e por outras organizações ativas, no domínio da conservação da natureza, seleciona os vencedores, à exceção do Prémio dos Cidadãos Europeus, que está aberto à votação do público.

Calendário

  • Candidaturas - 21 de maio a 14 de outubro de 2021
  • Candidatos notificados dos resultados da avaliação/finalistas anunciados - fevereiro/março de 2022
  • Votação pública para o Prémio Cidadão - até 27 de abril de 2022 
  • Cerimónia de atribuição dos prémios/vencedores anunciados - maio de 2022

Prémio

Os vencedores de cada categoria recebem um troféu e uma pequena contribuição de 2.000 euros para ajudar nos esforços de conservação no futuro.

Os vencedores são convidados a escrever um pequeno artigo sobre como gastaram o dinheiro do prémio, que será publicado na página do concurso. Receberão, igualmente, apoio logístico e financeiro para ajudar a organizar eventos promocionais nos seus países de origem, com a participação de representantes de alto nível da Comissão Europeia.

Vencedores nacionais

2022 - O projeto Pescadores e aves marinhas, aliados do mar, na categoria Conservação marinha - Nos mares europeus, 200.000 aves são capturadas acidentalmente por ano. Este projeto visa reduzir essa ameaça, com um dispositivo de espantar pássaros fixado em navios de pesca.

2018 - O projeto Escola da Natureza, na categoria Cidadãos - promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e apoiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR).

Vídeo


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.