Prémio Fernão Mendes Pinto, 2023

Ver PDF
Prémio Fernão Mendes Pinto (Edição 2023)
Índice

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma organização não-governamental internacional, que promove a cooperação e troca de informação entre Universidades e Institutos Superiores. O Prémio Fernão Mendes Pinto (PFMP) é atribuído anualmente por esta entidade.

Objetivos

O Prémio destina-se a galardoar uma dissertação de mestrado ou doutoramento que contribua para a aproximação das comunidades de língua portuguesa, explicitando relações entre comunidades de, pelo menos, dois países.

A dissertação a submeter, escrita em português, deve ter sido defendida durante o ano civil imediatamente anterior ao da candidatura.

Destinatários

Os candidatos devem ser autores de uma dissertação de mestrado ou doutoramento, em língua portuguesa. 

Quem se candidata ao prémio é o autor da dissertação submetida a concurso. No entanto, a instituição de ensino superior deverá passar uma declaração ao aluno em como este defendeu a dissertação naquela instituição. 

Como participar

As propostas devem ser apresentadas por instituições de ensino superior ou institutos de investigação científica membros da AULP, de países de língua portuguesa e devem conter o curriculum vitae do autor, uma cópia da dissertação, parecer do(s) orientador(es) e uma declaração da instituição onde foi apresentada. 

As candidaturas são efetuadas via correio eletrónico, para: aulp@aulp.org, até 31 de julho de 2023.

Categorias

  • Letras e Artes
  • Ciências Exatas
  • Ciências da Saúde e da Vida
  • Ciências Sociais e Humanas

Prémio

O valor do Prémio é de 8.000 euros a atribuir numa parceria conjunta entre a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ficando a publicação do trabalho sob a responsabilidade do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do prémio.

Documentos

Regulamento do prémio
74.35 KB
Perguntas frequentes
542.91 KB
...loading...