Prémio FLAD Ciência Política, 2024

Ver PDF
Prémio FLAD Ciência Política, 2024
Índice

Os acontecimentos dos últimos anos só fortaleceram a evidência de que vivemos num mundo em constante mudança, em que as relações entre os países e os equilíbrios de poder se alteram a uma velocidade galopante, às vezes quase instantânea.

Porque é importante apostar no desenvolvimento de conhecimento, mas ainda mais no futuro, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) lança a segunda edição do Prémio FLAD Ciência Política, que irá premiar o aluno com a melhor dissertação de mestrado nas áreas de Ciência Política e Relações Internacionais.

Objetivo

Com este prémio, pretendemos premiar uma tese de mestrado que se distinga pela sua qualidade científica nestas duas áreas, e dar a jovens investigadores de universidades portuguesas a oportunidade de contactarem com alguns dos maiores cientistas políticos à escala mundial e de debaterem temas e conceitos de Ciência Política num ambiente internacional.

Destinatários

Os candidatos devem ser de nacionalidade portuguesa ou ter obtido o grau de mestre nas áreas de Ciência Política e/ou Relações Internacionais, numa universidade portuguesa, há não mais de três anos antes da data de encerramento das candidaturas.

Candidatura e processo de seleção

As candidaturas deverão ser submetidas através do formulário em linha, entre 15 de janeiro e 3 de março de 2024.

As dissertações devem ser submetidas até dia 4 de abril de 2024.

Júri

As candidaturas são avaliadas por um júri com a seguinte composição:

  • Rita Faden (Presidente da FLAD);
  • Madalena Meyer Resende (Professora, Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa);
  • Miguel Monjardino (Professor Convidado, Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa).

Critérios de seleção

As candidaturas serão avaliadas pelo júri, tendo em conta o potencial do candidato e da dissertação para o desenvolvimento de investigação científica de qualidade. O júri terá, contudo, como critério preferencial na seleção, a abordagem de temáticas relevantes para a teoria das relações internacionais e para os desafios de política internacional com implicações nas relações bilaterais e multilaterais no Atlântico Norte.

Prémio

O vencedor irá participar, a convite da FLAD, no próximo congresso anual da American Political Science Association (APSA), que decorrerá em Filadélfia, Pensilvânia, de 5 a 8 de setembro de 2024, assumindo a Fundação os custos com a viagem de ida e volta, a estadia, a taxa de inscrição no congresso. O vencedor ainda terá como oferta três anos de quotas de membro da APSA.

Vencedor 2023

Em 2023, o Prémio FLAD Ciência Política premiou Bruno Rocha, estudante de doutoramento na NOVA FCSH, pela excelência demonstrada na sua tese de mestrado: “Uma Nação num Mundo de Estatuto: Os Ecos das Representações da ‘Nação Alemã’ nas Práticas de Procura de Estatuto Internacional.” 

Contacto

Para esclarecimentos adicionais, por favor contactar Leonor Barroso – leonor.barroso@flad.pt.


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio. Pedidos de informação sobre este prémio devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do sítio oficial.
...loading...