Prémio Folha Verde da Europa, edição 2022

 European Green Leaf Award logo
 
Devido ao sucesso do Prémio Capital Verde da Europa, a Comissão Europeia criou, em 2014, o Prémio Folha Verde da Europa, um concurso para cidades mais pequenas. 

Objetivos

  • Reconhecer as cidades que demonstrem um bom histórico ambiental e compromisso com a geração de crescimento verde
  • Incentivar as cidades a desenvolver ativamente a consciencialização e o envolvimento ambiental dos cidadãos
  • identificar cidades capazes de atuar como um "embaixador verde" e encorajar outras cidades a progredir em direção a melhores resultados de sustentabilidade

Destinatários

Este prémio é atribuído a cidades dos Estados-Membros da UE, dos países candidatos à UE, da Islândia, do Liechtenstein, da Noruega e da Suíça, com 20 000 a 99 999 habitantes. Em países onde não há cidades com mais de 20 000 habitantes, a maior cidade é elegível para se candidatar.

O termo "cidade" é entendido como uma área urbana com uma unidade administrativa governada por um conselho ou outra instituição reconhecida e eleita democraticamente.

Como participar

As candidaturas são feitas através do preenchimento de um formulário de candidatura em linha, até ao dia 28 de outubro de 2020.

Júri

As cidades candidatas são avaliadas com base nas seguintes seis áreas temáticas ambientais:
  1. Natureza, Biodiversidade, Uso Sustentável da Terra e Solo;
  2. Qualidade e Ruído do Ar;
  3. Desperdício e Economia Circular;
  4. Água;
  5. Mudanças Climáticas e Desempenho Energético;
  6. Mobilidade Urbana Sustentável.

Prémio

O prémio da participação neste concurso traduz-se em reconhecimento das cidades laureadas, atração de investidores no setor da engenharia ambiental e das energias renováveis, parcerias entre vencedores do prémio Capital Verde da Europa, troca de boas práticas e experiência adquirida, bem como, publicidade na imprensa nacional e internacional.

Os vencedores deste título também recebem um prémio financeiro de 200 000 EUR para melhorar a sustentabilidade de sua cidade.

Vencedores

Em 2015, Torres Vedras ganhou o prémio.


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Pedidos de informação sobre este prémio devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link acima referido.

Documentos

Regulamento 2022 [en]
29.61 MB
Folheto promocional [en]
1.72 MB