Prémio Folha Verde da Europa, edição 2022

Objetivos
- Reconhecer as cidades que demonstrem um bom histórico ambiental e compromisso com a geração de crescimento verde
- Incentivar as cidades a desenvolver ativamente a consciencialização e o envolvimento ambiental dos cidadãos
- identificar cidades capazes de atuar como um "embaixador verde" e encorajar outras cidades a progredir em direção a melhores resultados de sustentabilidade
Destinatários
Este prémio é atribuído a cidades dos Estados-Membros da UE, dos países candidatos à UE, da Islândia, do Liechtenstein, da Noruega e da Suíça, com 20 000 a 99 999 habitantes. Em países onde não há cidades com mais de 20 000 habitantes, a maior cidade é elegível para se candidatar.
O termo "cidade" é entendido como uma área urbana com uma unidade administrativa governada por um conselho ou outra instituição reconhecida e eleita democraticamente.
Como participar
As candidaturas são feitas através do preenchimento de um formulário de candidatura em linha, até ao dia 28 de outubro de 2020.
Júri
- Natureza, Biodiversidade, Uso Sustentável da Terra e Solo;
- Qualidade e Ruído do Ar;
- Desperdício e Economia Circular;
- Água;
- Mudanças Climáticas e Desempenho Energético;
- Mobilidade Urbana Sustentável.
Prémio
O prémio da participação neste concurso traduz-se em reconhecimento das cidades laureadas, atração de investidores no setor da engenharia ambiental e das energias renováveis, parcerias entre vencedores do prémio Capital Verde da Europa, troca de boas práticas e experiência adquirida, bem como, publicidade na imprensa nacional e internacional.
Os vencedores deste título também recebem um prémio financeiro de 200 000 EUR para melhorar a sustentabilidade de sua cidade.
Vencedores
Em 2015, Torres Vedras ganhou o prémio.