Prémio Gulbenkian para a Humanidade

Prémio

O Prémio Gulbenkian para a Humanidade sublinha o compromisso da Fundação Calouste Gulbenkian para com a urgência da ação climática. Este ambiciona acelerar a transição para uma sociedade neutra em carbono, mitigar os efeitos negativos das alterações climáticas para as pessoas, para o ambiente, para a economia e para promover uma sociedade mais resiliente.

Objetivos

O Prémio pretende destacar as respostas de ação climática, de elevada dimensão, contribuindo para acelerar a descarbonização da economia, proteger as pessoas e os sistemas naturais dos graves efeitos associados à crise do clima e sustentar o desenvolvimento sustentável.

Destinatários

Os candidatos podem ser indivíduos, grupos ou organizações de quaisquer nacionalidades que estejam a contribuir significativamente para o desenvolvimento de soluções, para fazer face à crise climática.

Como participar

As candidaturas devem ser apresentadas por nomeação de terceiros, não sendo permitidas nomeações pelo próprio candidato. Todas as nomeações devem ser submetidas em formato eletrónico através do formulário disponível em gulbenkian.pt, até 24 de março de 2020,

Para mais informações contactar este endereço aqui.

Critérios de avaliação

O Jurí do Prémio Gulbenkian para a Humanidade irá avaliar cada candidatura, tendo em conta os seguintes objetivos:

  • Premiar quem contribuir ativamente para o cumprimento das metas estipuladas no Acordo de Paris, a fim de conter o aquecimento global abaixo dos 1,5º C;
  • Reconhecer pessoas, organizações e iniciativas de excelência na área das alterações climáticas;
  • Mobilizar talentos, atraindo nomeações de elevada qualidade;
  • Divulgar os impactos das alterações climáticas assim como de potenciais soluções;
  • Reforçar o papel das comunidades locais e redes internacionais, reconhecendo soluções climáticas locais com elevado potencial de impacto global;
  • Educar e capacitar para uma sociedade mais sustentável;
  • Mobilizar mais capital financeiro para as soluções climáticas; 
  • Comunicar, ao nível global, o compromisso da Fundação para com uma sociedade de baixo carbono, mais sustentável e mais resiliente.

Prémio

O Prémio Gulbenkian para a Humanidade será entregue numa cerimónia a realizar no dia 20 de julho de 2020, no Grande Auditório da Fundação. Este tem o valor de 1 milhão de euros para o vencedor, se porventura houver mais que um laureado esse valor será divido equitativamente.


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do prémio.

Documentos

Regulamento do Prémio
517.19 KB