Prémio Hans Christian Andersen

medalha de hans christian andersen

O Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (International Board on Books for Young People, IBBY) atribui o Prémio Hans Christian Andersen, que visa homenagear o poeta e escritor dinamarquês. Este prémio é o maior reconhecimento internacional dado a um autor e a um ilustrador de livros para crianças e jovens.

Objetivo

O Prémio, concedido a cada dois anos, pretende reconhecer escritores e ilustradores vivos, cuja obra constitua uma contribuição significativa e duradoura para a literatura infantil e juvenil.

Destinatários

Autores e ilustradores de literatura infantil.

Candidaturas

As candidaturas estão sempre abertas.

Critérios de avaliação 

Os vencedores do prémio são selecionados por um júri internacional de especialistas em literatura infantil.

Os critérios de seleção incluem:

  • qualidades estéticas e literárias;
  • capacidade de interpretar os pontos de vista dos leitores mais pequenos e a capacidade de aumentar a curiosidade e a imaginação das crianças;
  • a obra completa do autor e do ilustrador são levadas em consideração.

Prémios

O Prémio do Autor é concedido desde 1956 e o Prémio do Ilustrador desde 1966. O prémio consiste num diploma e numa medalha de ouro entregues pela rainha Margarida II da Dinamarca, patrocinadora do prémio.

Divulgação e entrega dos prémios

Os nomeados do Prémio 2022 foram anunciados em dezembro de 2020, na edição especial em linha da Feira do Livro Infantil de Bolonha, fairtales.

Contactos

International Board on Books for Young People (IBBY)
E-mail: ibby@ibby.org

Vídeo


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.