Prémio Horizonte: visor tátil

Ver PDF
Miniatura
Índice

Os avanços na tecnologia geraram avanços para deficientes visuais. A revolução digital, no entanto, tornou a comunicação cada vez mais visual. A Internet está repleta de vídeos, gráficos e outras formas de tecnologia que 30 milhões de europeus deficientes visuais não conseguem ver ou beneficiar. À medida que o mundo se torna cada vez mais digital e o envelhecimento da Europa aumenta, esse problema é cada vez mais premente.

A visualização da uma página digital inteira aumenta a consciência de espaço e, em última análise, concede aos utilizadores uma maior independência para realizar tarefas do dia-a-dia. Além do papel social inclusivo do dispositivo, deverá desempenhar um importante papel no apoio à alfabetização de estudantes cegos, além de permitir enfrentar alguns dos desafios da empregabilidade para pessoas com deficiências visuais.

Assim, a Comissão Europeia lançou o Prémio Horizonte: visor tátil (Tactile Display), de forma a estimular os esforços europeus no desenvolvimento de soluções para este tipo de necessidade social.

Objetivos

O objetivo do Prémio é o desenvolvimento de uma tela tátil que seja qualificada para transmitir informações digitais, tanto em Braille como imagem gráfica, para que as pessoas com incapacidade visual beneficiem das tecnologias digitais, especialmente na área da educação e navegação. 

A solução deverá beneficiar indivíduos com deficiência visual e em atividades que envolvam, simultaneamente, a visão e o toque.

Destinatários

O concurso dirige-se a entidades e a grupos de entidades legais e jurídicas (incluindo pessoas singulares), estabelecidos nos Estados-Membros da UE ou em países associados ao Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da UE.

Como participar

As candidaturas devem ser submetidas em linha, até 27 de novembro de 2018. As propostas podem ser alteradas e reenviadas até à data limite, recebendo uma nova data de submissão.

A candidatura deve respeitar o definido nas regras de concurso.

Critérios de avaliação

Uma vez encerrado o concurso, o júri avalia todas as inscrições elegíveis de acordo com os seguintes critérios gerais:

  1. Utilidade;
  2. Acessibilidade;
  3. Design,
  4. Interatividade;
  5. Interoperabilidade;
  6. Mobilidade;
  7. Back translation.

Prémio

O prémio tem o valor de 3.000.000 de euros.


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do prémio.

Documentos

Regulamento do Programa Horizonte 2020 [en]
1000.42 KB
...loading...