Prémio Inventor Europeu do Ano

Logótipo do European Inventor Award

Todos os anos, o Instituto Europeu de Patentes, em conjunto com a Comissão Europeia, procedem à entrega do Prémio Inventor Europeu do Ano. Trata-se de uma oportunidade única de reunir algumas das figuras mais inovadores e influentes a nível mundial, no mundo dos négocios, política, media e ciência.
A receção anual das candidaturas é entre abril a outubro.

 

Objetivo

O objetivo é premiar e reconhecer publicamente o que de melhor se tem feito na Europa e no mundo em matéria de inovação, nas áreas da indústria, PME, saúde, energia e ambiente.

 

Categorias

Os prémios subdividem-se em diferentes categorias:

  • Indústria;
  • Investigação;
  • Inventores de países fora da União Europeia;
  • PME
  • Conhecimentos obtidos ao longo da carreira de investigadores ("Lifetime achievement")

 

Destinatários

O Prémio Inventor Europeu do Ano destina-se a inventores ou grupos de inventores de quaisquer nacionalidades que tenham, pelo menos, uma patente europeia válida para o projeto.

 

Como participar

Os participantes devem inscrever-se no formulário de inscrição em linha e anexar o seu Curriculum Vitae e os detalhes do seu contacto, sempre que possível.
Anualmente, os avaliadores de patentes do IEP e dos seus Estados-Membros propõem inventores cujas invenções foram patenteadas. Desde 2009, o público pode também propor inventores que tenham contribuído significativamente para a inovação na Europa.
 

Júri

Um painel do IEP irá analisar os nomeados e verificar se as patentes propostas ainda são válidas e se satisfazem os critérios da concorrência. Irá então criar uma lista mais restrita de nomeados para apresentar a um júri internacional, que será composto por empresários, cientistas, jornalistas e outras personalidades de destaque que irá escolher os vencedores de cada categoria.
Este júri irá nomear três inventores por categoria para a fase final e, seguidamente, escolher o vencedor de cada categoria.

 

Cerimónia oficial

Todos os candidatos são convidados para uma cerimónia de gala, onde são revelados os vencedores. A edição de 2019 do Prémio Inventor Europeu do Ano teve lugar no dia 20 de junho de 2019, em Viena.

 

Prémio

O prémio consiste num troféu em forma de vela, uma das invenções mais antigas e mais dinâmicas do mundo.O troféu foi concebido pela designer industrial alemã Miriam Irle e é trabalhado com novos materiais todos os anos, destacando a natureza em constante mudança da inovação.

 

Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Pedidos de informação sobre este prémio devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link acima referido.