Prémio Jacques Delors, 2024

Ver PDF
prémio
Índice

Instituído em 1996 pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), o Prémio Jacques Delors distingue anualmente, um trabalho de investigação sobre a União Europeia, da autoria de licenciados (a título individual ou em grupo), redigido em língua portuguesa. O prémio resulta de uma coedição entre a editora Principia e o CIEJD. O patrocinador do Prémio é o Banco de Portugal.

Objetivo

O Prémio Jacques Delors visa incentivar o aparecimento de obras de investigação inéditas sobre a temática da União Europeia. Consideram-se incluídas neste conceito, por exemplo, dissertações de mestrado e teses de doutoramento, que não tenham sido objeto de publicação, privilegiando-se, ainda, outras obras que incidam sobre temas atuais e inovadores da realidade europeia.

Destinatários

O prémio destina-se a licenciados (a título individual ou em grupo).

Condições de elegibilidade

  • Trabalhos de investigação, incluindo dissertações de mestrado e teses de doutoramento, que não tenham sido objeto de publicação e que incidam sobre temas atuais e inovadores da realidade europeia
  • Cumprir as condições do Regulamento

Como participar

Os originais do trabalho candidato devem ser enviados ao CIEJD, em 4 exemplares, em língua portuguesa devidamente encadernados, sob pseudónimo, até 15 de abril de 2024, por correio ou nas instalações do CIEJD (neste caso, até às 17 horas desse dia).

  • Limite máximo de 200 páginas (A4), incluindo o rosto, o índice, a bibliografia, os anexos e todas aquelas páginas que devam integrar a obra (no caso de incluir, por exemplo, agradecimentos, quadros, figuras, tabelas e gráficos, estes devem estar englobados no limite de páginas mencionado)
  • Datilografadas com letra Arial - tamanho 12, com espaçamento duplo, aplicável também às notas de rodapé, à bibliografia, à legenda de eventuais quadros, figuras, tabelas e gráficos especificamente elaborados para o efeito, e a qualquer outro texto (com exceção dos elementos em formato de imagem, desde que provenientes de fontes devidamente identificadas, em que não seja possível respeitar a formatação antes indicada)
  • Na capa do trabalho devem constar o respetivo título e o pseudónimo do(s) autor(es)
  • A impressão deverá ser feita em frente e verso, com a devida numeração de todas as páginas

Para mais informações, consulte o Regulamento.

Prémio

O Prémio Jacques Delors contempla a edição da obra premiada e uma compensação pecuniária única de 4.000 euros (quatro mil euros). 

Júri

O júri, nomeado pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors, é constituído por personalidades nacionais de reconhecido prestígio e mérito científico.
A decisão do júri será comunicada a todos os candidatos e contemplará a designação do(s) trabalho(s) vencedor(es) e, se for o caso disso, a designação de uma ou mais menções honrosas.
Não haverá recurso da decisão do júri, podendo este decidir pela não atribuição do Prémio se os requisitos definidos - qualidade, carácter inovador, rigor, pertinência - não forem preenchidos.

Contacto

O esclarecimento de dúvidas e o pedido de informações adicionais deverão ser solicitados ao CIEJD, através do e-mail: formacao@ciejd.pt.

Morada do CIEJD:

Centro de Informação Europeia Jacques Delors | DGAE-MNE
Prémio Jacques Delors
Palácio da Cova da Moura
Rua da Cova da Moura, 1
1350-115 Lisboa


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do prémio 2024
233.82 KB
Cartaz do prémio 2024
157.11 KB
...loading...