Prémio Jacques Delors, 2022

Novo logótipo Prémio Jacques Delors a preto e branco

Instituído em 1996 pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), o Prémio Jacques Delors distingue anualmente, um trabalho de investigação sobre a União Europeia.

Objetivo

O Prémio Jacques Delors visa incentivar incentivar o aparecimento de obras de investigação inéditas sobre a temática da União Europeia. Consideram-se incluídas neste conceito, por exemplo, dissertações de mestrado e teses de doutoramento que não tenham sido objeto de publicação, privilegiando-se, ainda, outras obras que incidam sobre temas atuais e inovadores da realidade Europeia.

Destinatários

O prémio destina-se a licenciados (a título individual ou em grupo).

Condições de elegibilidade

  • Trabalhos de investigação, incluindo dissertações de mestrado e teses de doutoramento, que não tenham sido objeto de publicação e que incidam sobre temas atuais e inovadores da realidade europeia

  • Cumprimento das condições do regulamento do Prémio

Como participar

Os originais do trabalho candidato deverão ser enviados ao CIEJD, em 4 exemplares, em língua portuguesa devidamente encadernados, sob pseudónimo, até 14 de abril de 2022, por correio ou nas instalações do CIEJD.

  • Limite máximo de 200 páginas (A4), incluindo o rosto, o índice, a bibliografia, os anexos e todas aquelas páginas que devam integrar a obra (no caso de incluir, por exemplo, agradecimentos, quadros, figuras, tabelas e gráficos, estes devem estar englobados no limite de páginas mencionado).
  • Datilografadas com letra Arial - tamanho 12, com espaçamento duplo, aplicável também às notas de rodapé, à bibliografia, à legenda de eventuais quadros, figuras, tabelas e gráficos especificamente elaborados para o efeito, e a qualquer outro texto (com exceção dos elementos em formato de imagem, desde que provenientes de fontes devidamente identificadas, em que não seja possível respeitar a formatação antes indicada).
  • Na capa do trabalho deverá ser indicado o seu respetivo título.

Prémio

O Prémio Jacques Delors contemplou a edição da obra premiada e uma compensação pecuniária única de 4.000 euros (quatro mil euros). 

Júri

O júri, nomeado pelo CIEJD, é constituído por personalidades nacionais de reconhecido prestígio e mérito científico. Em 2022, o júri é constituído por:

  • João de Vallera, Embaixador;
  • José de Matos, Consultor da Administração do Banco de Portugal;
  • Miguel Poiares Maduro, Diretor da “School of Transnational Governance” do Instituto Universitário Europeu de Florença.

Patrocinador 

O patrocinador do Prémio Jacques Delors é o Banco de Portugal e resulta de uma co-edição entre a Principia e o CIEJD.

Cerimónia de entrega

A entrega do Prémio será feita em cerimónia pública.

Contacto

O esclarecimento de dúvidas e o pedido de informações adicionais deverão ser solicitados ao CIEJD, através do e-mail: formacao@ciejd.pt.

Morada do CIEJD:

Centro de Informação Europeia Jacques Delors | DGAE-MNE
Prémio Jacques Delors
Palácio da Cova da Moura
Rua da Cova da Moura, 1
1350-115 Lisboa


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do prémio 2022
210.31 KB
Cartaz de divulgação 2022
142.72 KB
Timeline do Prémio
263.18 KB