Prémio Jan Amos Comenius para a excelência do ensino sobre a União Europeia

Prêmio "Jan Amos Comenius" no ensino de alta qualidade sobre a União Europeia

Este novo prémio distinguirá as escolas secundárias que utilizem métodos de ensino inspiradores e que envolvam os alunos na aprendizagem ativa sobre a União Europeia. 

Objetivos

O prémio pretende premiar as escolas secundárias que ajudam os seus alunos a aprender sobre a União Europeia de forma inspiradora, proporcionando, assim, o reconhecimento e a visibilidade em toda a UE do trabalho relevante realizado em cada Estado-Membro.

Procura, ainda, destacar a importância de ensinar e aprender sobre a UE desde a mais tenra idade e divulgar métodos de ensino que envolvam os alunos ativamente na aprendizagem, procurando em simultâneo a disseminação dessas boas práticas.

Destinatários

O concurso está aberto às escolas secundárias da União Europeia (não a professores individuais).

Como participar

Os participantes deverão enviar a candidatura até às 17:00h (UTC+1 | hora de Bruxelas) do dia 6 de fevereiro de 2020.

A participação no concurso implica o pleno conhecimento e aceitação das regras.

Para qualquer questão, deverá utilizar o endereço eac-janamoscomenius-prize@ec.europa.eu até 31 de janeiro de 2020.

Critérios de avaliação

As candidaturas têm de estar de acordo com os seguintes critérios:

  • O concurso é aberto apenas para as escolas secundárias estabelecidas e com sede na União Europeia. Indivíduos (incluindo professores individuais) não são elegíveis;
  • As escolas secundárias que dependem financeiramente do orçamento da UE para o seu funcionamento, não são elegíveis para a candidatura;
  • Cada escola apenas pode enviar uma única candidatura;
  • O trabalho/atividade com o qual a escola se candidata deve ter sido implementado no ano letivo 2018-2019 ou 2019-2020 e, em qualquer caso, antes do prazo definido para a candidatura.

Prémio

A Comissão Europeia concederá até 28 prémios de € 8.000 cada, um por cada Estado-Membro.

Se o Reino Unido sair da UE antes da decisão de atribuição do prémio (o que ocorrerá logo após a avaliação das candidaturas) sem ter concluído um acordo com a UE que garanta que os candidatos britânicos continuam a ser elegíveis, as suas escolas secundárias  deixarão de ser consideradas  no âmbito deste prémio. Neste caso, serão atribuídos 27 prémios, permanecendo inalterado o montante definido € 8.000.  


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do prémio.

Documentos

Regulamento do Prémio [en]
1.84 MB