Prémio Jean Monnet para a Integração Europeia, edição 2020

Prémio Jean Monnet

O Prémio Jean Monnet para a Integração Europeia visa homenagear a memória e as conquistas de Jean Monnet, pai da Europa e fervoroso defensor do federalismo europeu. Este prémio foi criado e é gerido pela "Constituição Europeia", uma organização francesa e sem fins lucrativos, dedicada a promover a adoção de uma Constituição Europeia.

Objetivos

Este prémio tem como objetivos:

  • Recompensar indivíduos e grupos pelos esforços na promoção da integração europeia e do federalismo;
  • Incentivar os cidadãos, na Europa e no estrangeiro, a promover, contribuir e fortalecer a integração e a unidade europeias; 
  • Honrar a memória de Jean Monnet e o envolvimento de toda a sua vida, em prol da integração europeia e do federalismo.

Destinatários

O concurso é gratuito e aberto a todos os indivíduos ou grupos, independentemente da sua cidadania, que tenham desenvolvido e implementado (ou começado a implementar) um projeto de apoio à integração europeia, seja de carácter político, económico, social, académico, cultural, ou outro.

Os candidatos devem ter mais de 18 anos. No caso de um grupo, os membros da equipa podem ter menos de 18 anos, desde que o responsável e gestor da candidatura tenha mais de 18 anos.

Candidaturas

As inscrições devem ser feitas em inglês, e em linha, preenchendo o formulário

Processo de seleção

Após o encerramento do período de candidatura, o Comité de Seleção do Prémio seleciona o vencedor, que recebe o prémio. Além do vencedor, poderão ser selecionados até dois segundos classificados, que não recebem prémio.
No caso de não haver projetos adequados, o Comité pode decidir prorrogar o prazo para inscrições. 

Datas importantes

  • 9 de agosto: abertura do período de candidatura, durante dois meses;
  • 9 de outubro: encerramento do período de inscrições e início da avaliação;
  • 9 de novembro: anúncio do vencedor do Prémio, no aniversário do nascimento de Jean Monnet; os segundos classificados podem ser anunciados nos dias anteriores.

Prémio

O projeto vencedor recebe valor pecuniário de 1 500 EUR.

 


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Pedidos de informação sobre este prémio devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso ao sítio oficial.

Documentos

Regulamento do prémio 2020
220.07 KB