Prémio Jovem Europeu do Ano, 2024

Ver PDF
Young European of the Year
Índice

A Fundação Schwarzkopf Europa Jovem, em cooperação com o Fórum Europeu da Juventude, atribui o prémio Jovem Europeu do Ano (Young European of the Year), desde 1997. Procuram-se jovens que fazem da Europa um lugar melhor. Deverão demonstrar um empenho notável em trabalhar ativamente em prol de uma sociedade europeia pluralista, aberta e solidária e/ou na luta contra a injustiça e as diferentes formas de discriminação. Através da sua dedicação, inspiram outros jovens e demonstram liderança e responsabilidade na sua área de atuação.

Objetivo

Nomear um jovem que se dedique a lutar por uma sociedade europeia mais justa, pluralista e solidária. 

Destinatários

O prémio é atribuído a jovens europeus, com idades compreendidas entre os 18 e os 26 anos, e ativo em pelo menos um dos estados membros do Conselho da Europa.

Como participar

O prémio constitui um processo de nomeação. Qualquer pessoa pode nomear um jovem. As nomeações acontecem no início de cada ano e são abertas ao público. Qualquer um pode propor candidatos ao prémio. 

Nomeações até 7 de abril de 2024 aqui.

Prémio

O valor pecuniário do prémio é 5.000 euros. O prémio destina-se a financiar um estágio de seis meses com um deputado do Parlamento Europeu, ou noutra instituição europeia. Também é possível usar a subvenção para financiar um projeto que promova a integração europeia e que siga os objetivos da Fundação Schwarzkopf Young Europe, carecendo da aprovação do conselho da Fundação para ser aceite.

Vencedor 2023

Mikuláš Lakatoš, 26 anos, da República Eslovaca, é um ativista e formulador de políticas públicas, que defende os direitos dos ciganos, das comunidades LGBTQ+ e de outros grupos marginalizados. Trabalha em setores governamentais e não governamentais, concentrando-se na inclusão dos ciganos e na formulação de políticas relativas à juventude, saúde e refugiados.

Contacto

Para mais informações sobre o prémio, contacte através do e-mail: e.spicker@schwarzkopf-stiftung.de.


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. As candidaturas e dúvidas devem ser dirigidas à respetiva entidade cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso ao sítio oficial.

...loading...