Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas, 2021

Miniatura

O Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas, da responsabilidade da Direção-Geral de Política do Mar, pretende sensibilizar e mobilizar pessoas de todas as idades para a temática do Oceano, através da criação de filmes de 7 minutos que expressem o papel fundamental que o Oceano tem nas nossas vidas e a necessidade de conservarmos este recurso que é património comum da Humanidade.

Mário Ruivo (1927 - 2017) é reconhecido como um dos pais do novo regime do Oceano e da integração deste nos objetivos do desenvolvimento sustentável. Dedicou-se à investigação, ensino, promoção da cooperação em assuntos do mar e sensibilização de governos e opinião pública a uma governação responsável do Oceano.

Objetivos

Realização de um filme num dos seguintes temas:

  • Na Rota de Magalhães;
  • A Mudança que Precisamos para o Oceano que Queremos.

Destinatários

As candidaturas ao Prémio são apresentadas por equipas compostas por um limite máximo de cinco membros. As equipas devem identificar um dos seus membros como o “Realizador Principal”, com idade compreendida entre os 12 e os 18 anos.
Pelo menos um dos membros da equipa deve ter idade superior a 18 anos, não se aplicando restrições de idade aos restantes membros.

Critérios de avaliação

A avaliação dos projetos submetidos será efetuada por um júri de acordo com os seguintes critérios:

  • conteúdo da mensagem e propriedade do tema;
  • criatividade e originalidade;
  • precisão e correção da informação;
  • qualidade visual e sonora do registo.

Júri

O júri independente é constituído por três personalidades reconhecidas na área do conhecimento e divulgação do oceano, designadas por decisão conjunta dos membros do Governo responsáveis pelas áreas da cultura, da educação e do mar.

Prémios

O júri do Prémio Mário Ruivo começa por definir oito equipas finalistas, das quais serão depois selecionadas duas equipas vencedoras (uma por categoria). Estes serão os prémios a atribuir:

  • Formação de Realização em Cinema em linha (20h) - atribuída às oito equipas finalistas (duas pessoas por equipa);
  • Câmara GoPro Hero 10 - atribuída aos Realizadores Principais das duas equipas vencedoras;
  • Kit de Snorkeling - atribuído a todos os elementos das duas equipas vencedoras. O Kit inclui máscara, tubo, barbatanas, top neoprene e saco estanque;
  • Experiência de Mar com a Marinha Portuguesa - atribuído a todos os elementos das duas equipas vencedoras.

Contacto

Para mais informação, contacte através do e-mail: premiomarioruivo@dgpm.mm.gov.pt.

Vencedor 2018

O vídeo vencedor foi "O Mar que há em nós", da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, Açores.


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.