Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas, 2023

Ver PDF
Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas, 2023
Índice

O Prémio Mário Ruivo - Gerações Oceânicas é uma iniciativa organizada e financiada pela Comissão Organizadora do Prémio (COP), criada pelos membros do Governo responsáveis pelas áreas do mar, da cultura, da ciência, da educação e do ambiente e visa sensibilizar e mobilizar pessoas, de todas as idades, para a temática do oceano, através da criação de filmes, que mostrem o papel fundamental que o oceano tem nas nossas vidas e a necessidade de conservarmos este recurso, que é património comum da Humanidade. Os filmes podem ter até de 7 minutos.

O Prémio presta homenagem ao Professor Mário Ruivo (1927-2017), personalidade de reconhecido mérito científico, diplomático e cultural, pioneiro na defesa do oceano, no lançamento das temáticas ambientais em Portugal e na promoção de uma relação mais harmoniosa entre a sociedade e o oceano.

Objetivo

O Prémio tem como objetivo transmitir à sociedade a importância do oceano como sistema de suporte de vida no Planeta Terra, responsável pela regulação do clima, pelo fornecimento de alimento, meio de transporte e de lazer, além de providenciar muitos outros serviços e benefícios económicos, sociais, ambientais, culturais e emocionais.

Categorias

O prémio galardoa os filmes em 4 categorias:

  • Mensagem - o filme que melhor transmita a mensagem do papel do oceano para a humanidade, a sustentabilidade e o equilíbrio global;
  • Criatividade - o filme que mais se destaque ao nível de conceito criativo e técnicas de realização e produção utilizadas;
  • Cultura Científica - o filme que melhor transmita a importância da ciência do oceano para o benefício da sociedade e ambiente;
  • Futuro - o filme apresentado por candidatos, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, e que tenha a melhor avaliação combinando a mensagem e a criatividade.

Destinatários

Podem concorrer ao Prémio jovens com idades entre os 14 e os 21 anos, individualmente ou em equipas de até cinco membros. Além dos jovens que residam e/ou estudem em Portugal, e/ou que estejam legalmente habilitados a permanecer no país, podem candidatar-se todos os jovens que residam no estrangeiro e tenham nacionalidade portuguesa.

Como participar

As candidaturas devem ser apresentadas até 30 de setembro de 2023 (novo prazo de candidaturas).

Critérios de avaliação

A avaliação dos projetos submetidos será efetuada por um júri de acordo com os seguintes critérios:

  • Relevância da temática;
  • Pertinência da abordagem;
  • Clareza do conteúdo;
  • Precisão e correção da informação.

Júri

O júri é composto por cinco membros selecionados de entre personalidades de reconhecido mérito nos temas relacionados com o oceano.

Prémios

Em cada categoria, o prémio corresponde à atribuição do montante de 2.000 euros à candidatura vencedora. Pode ser atribuída uma menção honrosa, em cada categoria, não havendo lugar à atribuição de qualquer montante à respetiva candidatura.

Vídeo de lançamento da 2ª edição do prémio


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do prémio 2023
675.38 KB
Designação do júri
293.46 KB
Vencedores 2023
421.32 KB
...loading...