Prémio Medalha Margarita Lizárraga, 2022-2023

Margarita Lizárraga Medal Award

A Conferência da Organização das Nações para a Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu, em 1997, o Prémio Medalha Margarita Lizárraga a ser concedido bienalmente a uma pessoa ou organização que tenha aplicado com distinção o Código de Conduta para a Pesca Responsável.

A Medalha presta homenagem a Margarita Saucedo Lizárraga (1939-1997), pelo papel decisivo na promoção do Código de Conduta para a Pesca Responsável, pelo trabalho produtivo na área das pescas durante quase quarenta anos, pela grande dedicação à FAO e pelo forte compromisso com a promoção do setor pesqueiro, especialmente nos países em desenvolvimento.

Objetivos

  • Homenagear Margarita Lizárraga pelos seus trabalhos na área das pescas, durante cerca de 40 anos, pela sua grande dedicação à FAO e pelo forte compromisso com a promoção do setor pesqueiro
  • Reconhecer publicamente pessoas/organizações que se distingam na aplicação do Código 
  • Promover a pesca responsável, a conservação dos ecossistemas aquáticos e uma gestão sustentável dos recursos aquáticos vivos

Destinatários

O prémio é atribuído a pessoas ou organizações que tenham aplicado com distinção o Código de Conduta para a Pesca Responsável da FAO.

Processo de seleção

As propostas de pessoas ou organizações com mérito para receber o prémio podem ser enviadas eletronicamente por qualquer pessoa ou organização, através do preenchimento do formulário de candidatura.

Critérios de seleção

  • Contribuição para a aplicação do Código de Conduta
  • Alcance dos resultados
  • Sustentabilidade das atividades
  • Efeito dinamizador e de incentivo

Prémio

O vencedor recebe uma medalha metálica com o nome da pessoa/organização e uma inscrição com a descrição dos seus feitos e resultados, bem como uma viagem a Roma.


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respectiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.