Prémio "A Música move a Europa", 2022

Music moves Europe

Em comparação com a música anglo-americana, a percentagem total de música originária da Europa continental é relativamente pequena. Assim, o prémio visa acelerar as carreiras internacionais dos futuros artistas europeus.

O Prémio "A Música move a Europa" (Music Moves Europe, MME) é o sucessor dos Prémios Europeus Border Breakers (EBBA), desde 2019. Este prémio homenageia artistas emergentes que representam o som europeu de hoje e de amanhã. 

Objetivos

Este Prémio visa desenvolver uma política musical verdadeiramente europeia. Tem como objetivos específicos:

  • promover a criatividade e a inovação;
  • salvaguardar e expandir a diversidade da música europeia;
  • ajudar o setor a adaptar-se e a beneficiar da digitalização.

Destinatários

O Prémio apoia o setor musical europeu de quatro maneiras:

  • Financiamento - Mais de 90 projetos musicais, incluindo projetos de cooperação, plataformas, redes, receberam até agora financiamento, no âmbito do atual programa Europa Criativa, com um orçamento total aproximado de 57 milhões de euros;
  • Política - Os Estados-Membros do Conselho da UE decidiram que o MME deve passar a fazer parte da sua cooperação cultural ao nível da UE; e, portanto, uma ação sobre a música foi incluída no novo Plano de Trabalho do Conselho para a Cultura 2019-22;

  • Ambiente jurídico - a Comissão pretende garantir que os interesses do setor possam refletir noutros domínios políticos em que a UE tem poderes legislativos;

  • Diálogo - A Comissão lançou um novo diálogo entre o Music Moves Europe e o setor musical, em 2019 para discutir as questões mais atuais relacionadas com a diversidade musical na Europa e a competitividade da indústria.

Como participar

Os quinze nomeados 2022 foram revelados no Festival e Encontro Linecheck Music, em Milão, no dia 22 de novembro de 2021.

Portugal teve um nomeado em 2022: Nenny, artista portuguesa em ascensão, com o seu álbum ‘Aura’ de 2020.

Júri

No dia 20 de janeiro de 2022, foram anunciados os vencedores, numa cerimónia realizada na Eurosonic Noorderslag (ESNS), em Groningen, Holanda.

Prémio

Um júri internacional premiou 5 artistas com um prémio em dinheiro de 10.000 euros. O vencedor do Grande Júri, ganhou um prémio em dinheiro de 10.000 euros e recebeu um voucher de turismo verde, no valor de 5.000 euros.
O Prémio Escolha do Público com o valor de 5.000 euros foi concedido ao candidato com o maior número de votos.

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: EAC-MUSIC-MOVES-EUROPE@ec.europa.eu 


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.