Prémio Nacional das Florestas

Floresta mediterrânica

A floresta é um ativo nacional da maior relevância e de crescente importância no combate às alterações climáticas e ao cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Paris, através da capacidade de remoção da atmosfera de quantidades significativas de gases com efeito de estufa, destacando-se o CO2.

A floresta encontra-se ameaçada por uma série de riscos, dos quais se destacam a crescente severidade dos incêndios, a introdução de novas pragas e espécies invasoras com condições propícias para o seu estabelecimento em novas áreas territoriais e a desertificação dos solos.

O Prémio Nacional das Florestas é atribuído bienalmente pelo Primeiro-Ministro, no âmbito das comemorações oficiais do Dia Internacional das Florestas, com início em 2022.

Objetivo

Reconhece -se a importância de instituir um prémio nacional na área da floresta, que se assuma como um instrumento de incentivo, dinamização e divulgação do conhecimento produzido na área da floresta, das técnicas e boas práticas de gestão florestal e da boa informação, que promova a resiliência dos territórios e a valorização sustentável dos seus ativos, mobilizando a sociedade e o desenvolvimento de processos colaborativos e que, simultaneamente, aumente a consciência cívica sobre o valor dos territórios florestais.

Destinatários

Aguarda-se a publicação do regulamento.

Categorias

O prémio tem âmbito nacional e contempla três modalidades:

  • "Técnica", que visa premiar as ações que contribuam para uma mudança estrutural nos modelos de ordenamento e da gestão florestal, adotando soluções de organização do território orientadas para o aumento da resiliência dos sistemas florestais e que valorizem os serviços ecossistémicos prestados pelos territórios florestais;
  • "Conhecimento", que visa reconhecer, encorajar e estimular a realização de trabalhos de investigação científica na área florestal que contribuam significativamente para o alargamento do conhecimento em novos domínios, promovendo o desenvolvimento florestal;
  • "Comunicação", que visa premiar os trabalhos publicados ou difundidos digitalmente que contribuam de forma relevante para a informação e a sensibilização da sociedade civil quanto à importância da floresta e o seu papel no combate às alterações climáticas.

Candidatura

A candidatura é efetuada através do preenchimento ......

Prémio

O prémio tem um valor pecuniário base de 50 000,00 EUR, a suportar, assim como os respetivos custos complementares, por verbas provenientes do Fundo Ambiental.

 


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Projeto de regulamento
289.83 KB