Prémio Nelson Mandela, 2020

Ver PDF
Dia Internacional Nelson Mandela
Índice

O Prémio Nelson Mandela é um prémio honorário atribuído a cada cinco anos, a partir de 2015, em homenagem às realizações e contribuições destacadas de 2 laureados: uma mulher e um homem de diferentes regiões geográficas.

Objetivo

Distinguir a "contribuição excepcional" dos galardoados, tendo em vista a sua dedicação em serviço da humanidade, pautando-se pelos objetivos e princípios subjacentes às Nações Unidas, no legado de Nelson Mandela, nomeadamente em matéria de reconciliação, transição política e transformação social.

O prémio foi criado pela Resolução 68/275 da Organização das Nações Unidas, no dia 6 de Junho de 2014, sendo atribuído como uma homenagem a duas personalidades (uma mulher e um homem) provenientes de áreas geográficas diferentes, a cada cinco anos.

Destinatários

Governos, instituições de ensino superior e organizações da sociedade civil são as entidades que podem propor as personalidades e uma vez elaborada a lista com todos os nomeados, esta será apresentada ao comité que irá eleger os vencedores.

O comité irá também selecionar cinco indivíduos, baseando-se em representações geográficas equitativas, que fizeram contribuições significativas ao serviço da humanidade, e serão membros honorários integrantes do Comité onde irão atuar na função consultiva, durante um tempo específico.

Como participar

As nomeações devem ser enviadas para o Secretariado até 28 de fevereiro de 2020.

Prémio

O prémio a ser atribuído a cada vencedor, em reconhecimento da humildade de Nelson Mandela, será uma placa com uma citação escolhida pelo comité do prémio, em conjunto com o Secretário Geral das Nações Unidas.

Cerimónia de Entrega do Prémio

Os vencedores do prémio foram anunciados em maio de 2020.

A Cerimónia de Entrega do Prémio Nelson Mandela terá lugar no dia 18 de julho 2020, isto é, no Dia Internacional Nelson Mandela, na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque. O prémio será entregue pelo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas.

Vídeo


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do passatempo.
...loading...