Prémio Pessoa, 2023

Ver PDF
Prémio Pessoa
Índice

O Prémio Pessoa é uma iniciativa do Jornal EXPRESSO e da CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS, cuja designação se inspira no nome do português com maior irradiação cultural no século XX, Fernando Pessoa, e que se propõe reconhecer a atividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país. Contra a corrente de uma velha tradição nacional, segundo a qual a projeção de algumas obras da maior importância só foi verdadeiramente alcançada depois da morte dos seus autores – e foi esse, precisamente, o caso de Fernando Pessoa –, o Prémio Pessoa pretende representar uma nova atitude, um novo gesto, no reconhecimento contemporâneo das intervenções culturais e científicas produzidas por portugueses.

Fernando António Nogueira Pessoa (1888-1935) foi um poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial e comentarista político português.

Objetivo

Galardão pretende distinguir a personalidade portuguesa que tenha alcançado mais destaque durante o ano nas áreas da Cultura, Ciências ou qualquer forma de expressão artística e contribuir anualmente para o alargamento e o aprofundamento da obra de pessoas portuguesas através de encorajamento e reconhecimento.

Destinatários

Pode participar qualquer instituição ou pessoa portuguesa.

Candidatura

Qualquer instituição ou cidadão pode enviar propostas de candidaturas ao Prémio. As propostas de candidatura poderão ser acompanhadas de documentação considerada útil pelos proponentes. Esta documentação deverá ser enviada até 22 de novembro de 2023 (data de receção):

  • por e-mail: premiopessoa2023@impresa.pt; ou
  • por correio: Jornal EXPRESSO – “Prémio Pessoa”, Edifício Impresa, Rua Calvet de Magalhães, 242 – 2770-022 Paço de Arcos.

Como participar

As candidaturas deverão ser submetidas através do preenchimento do formulário em linha.

Prémio

O Prémio será concedido, anualmente, à pessoa de nacionalidade portuguesa, que durante esse período, e na sequência de uma atividade anterior, tiver sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país. O Prémio é constituído por um diploma e uma dotação em dinheiro de 60.000 euros.

Vencedor 2023

José Tolentino Mendonça, poeta e «peregrino da esperança», que para além das suas funções eclesiásticas e pastorais, tem-se destacado no ensino universitário, no ensaio de reflexão teológica filosófica e na poesia.
 

Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do prémio 2023
426.21 KB
...loading...