Prémio Planeamento de Mobilidade Urbana Sustentável (SUMP) 2020

Prémio Planeamento de Mobilidade Urbana Sustentável (SUMP) 2020

O Prémio Planeamento de Mobilidade Urbana Sustentável (Sustainable Urban Mobility Planning - SUMP), da Comissão Europeia, foi lançado em 2012. Este Prémio é apresentado juntamente com o Prémio Semana Europeia da Mobilidade, e embora sejam complementares, têm objetivos diferentes. Enquanto o Prémio Semana Europeia da Mobilidade é atribuído aos Municípios pelas suas atividades de destaque, durante a Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de setembro, o Prémio SUMP reconhece as autoridades locais e regionais pela excelência no planeamento da mobilidade urbana sustentável.

Objetivo

O objetivo do prémio SUMP é incentivar a adoção de Planos de Mobilidade Urbana Sustentável pelas autoridades locais, em toda a Europa, e recompensar as realizações notáveis na área temática prioritária de cada ano.

Baseado no tema da Semana Europeia de Mobilidade deste ano "Emissão zero, Mobilidade para Todos", o prémio tem como foco principal a mobilidade urbana sustentável, ou seja, a criação de transportes inclusivos e com emissões zero.

Destinatários

O concurso está aberto a autoridades locais e regionais com competência legal para desenvolver um SUMP, da União Europeia, do Espaço Económico Europeu (Noruega, Islândia e Liechtenstein), do Reino Unido, dos países candidatos à UE (Albânia, Macedónia do Norte, Montenegro, Sérvia, Turquia), dos países da Parceria Oriental (Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Geórgia, República da Moldávia, Ucrânia) e dos potenciais países candidatos à UE (Bósnia e Herzegovina, Kosovo) .
A pessoa de contacto na candidatura deve ser um representante de uma autoridade pública. Consultorias e operadores de transporte não são elegíveis. 
 

Como participar

Os candidatos devem preencher, em inglês, o formulário de inscrição em linha

O que é um SUMP

Um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável constitui um 'plano estratégico projetado para satisfazer as necessidades de mobilidade de pessoas e empresas nas cidades e seus arredores para uma melhor qualidade de vida. Baseia-se nas práticas de planeamento existentes e leva em consideração a integração, participação e princípios de avaliação'.

Júri

O júri analisa as candidaturas até o início de dezembro de 2020. O vencedor e os dois finalistas recebem uma notificação oficial, no final de dezembro de 2020, ou em janeiro de 2021. Os vídeos e outros materiais promocionais sobre os finalistas serão produzidos entre janeiro e março de 2021. 

Prémio

O vencedor recebe um troféu, bem como um videoclipe profissional, onde se destaca a importância de reduzir as emissões nocivas do sistema de transporte local. O vencedor e os dois finalistas irão beneficiar de visibilidade ao nível europeu. 

Representantes políticos, ou de alto nível, dos três finalistas serão convidados a participar na cerimónia de entrega dos prémios, que terá lugar em março / abril de 2021, em Bruxelas.

Contacto

Em caso de dúvidas contact através do e-mail: sumpaward@mobilityweek.eu 


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do passatempo.

Documentos

Convite às candidaturas [en]
444.53 KB
Guia para as candidaturas, 2ª edição [en]
10.81 MB
Anexo ao guia, 2ª edição [en]
34.27 MB