Prémio Presidente de Município Paweł Adamowicz, 2023

Ver PDF
The Mayor Paweł Adamowicz Award
Índice

O prémio Presidente de Município Paweł Adamowicz constitui uma parceria entre a cidade de Gdańsk, o Comité das Regiões Europeu, do qual Adamowicz era membro e a Rede Internacional de Cidades de Refúgio (ICORN), à qual a cidade de Gdańsk aderiu sob a presidência de Adamowicz.

O Presidente do Município Paweł Adamowicz (1965-2019) iniciou o seu mandato no Comité das Regiões Europeu, em 2011, e centrou a sua ação na promoção da solidariedade, na integração dos migrantes e das minorias, no diálogo com a sociedade civil e na defesa dos direitos fundamentais no terreno. Foi eleito presidente do município de Gdansk, pela primeira vez, em 1998, onde exerceu funções até ao seu assassinato, em 13 de janeiro de 2019.

Objetivos

A criação deste prémio homenageia e reconhece todos os que demonstram coragem e integridade na luta contra a intolerância, a radicalização, o discurso de ódio, a opressão e a xenofobia, bem como aos que promovem a igualdade de oportunidades, a integração social e os direitos fundamentais. 

Destinatários

O Prémio é concedido anualmente a uma pessoa ou organização que opera, ao nível local e regional, promovendo a liberdade e a solidariedade, a igualdade e a não discriminação. O prémio apoia os que combatem a intolerância, o discurso de ódio e a xenofobia.
Os Presidentes de Municípios nomeados podem ser de qualquer país do mundo, desde que se tenham inspirado em Paweł Adamowicz e façam perdurar o seu legado. 

Como participar

Para efetuar as nomeações, preencha o formulário em linha, até 31 de outubro de 2023

Prémio

O Prémio é concedido por um Júri, em colaboração com uma Comissão de Avaliação, após exame das candidaturas e só pode ser atribuído uma vez a uma pessoa ou entidade.

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: AdamowiczAward@cor.europa.eu..


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do prémio 2023 [en]
138.6 KB
Folheto
851.65 KB
Brochura [en]
1.41 MB
...loading...