Prémio Pritzker de Arquitetura

Ver PDF
Pritzker Architecture Prize
Índice

O Prémio Pritzker de Arquitetura é um prémio internacional, criado, em 1979, por Jay A. (1922-1999) e Cindy Pritzker, que acreditavam que um bom prémio iria encorajar e estimular uma maior conscientização pública sobre os edifícios, e inspirar uma maior criatividade na arquitetura. É frequentemente referido como "o Prémio Nobel de Arquitetura".

Objetivo

O objetivo do Prémio é homenagear um arquiteto ou arquitetos vivos, cujo trabalho construído demonstra uma combinação de talento, visão e compromisso e que tenha produzido contribuições consistentes e significativas para a humanidade e para o ambiente por meio da arte da arquitetura.

Destinatários

O Prémio Pritzker é concedido a um arquiteto ou arquitetos vivos, mas não a um escritório de arquitetura. Não está associado a um tipo de arquitetura ou a um edifício específico, mas sim a um conjunto de obras edificadas.

Como participar

As candidaturas nomeadas são aceites ao nível internacional, por pessoas de diversos campos que têm conhecimento e interesse em arquitetura. São motivadas as nomeações de antigos laureados, arquitetos, académicos, críticos, políticos, profissionais envolvidos em empreendimentos culturais e pessoas de diversos campos e que tenham experiência e interesse no campo da arquitetura. As nomeações devem acontecer até 1 de novembro de todos os anos, através do e-mail: ManuelaLucaDazio@PritzkerPrize.com.

Júri

O júri independente de especialistas (arquitetura, negócios, educação, publicação e cultura) varia de cinco a nove membros, que atuam por vários anos para garantir um equilíbrio entre os membros anteriores e os novos. Nenhum membro da família Pritzker ou observadores externos estão presentes durante as deliberações do júri. 

Prémio

O laureado recebe um prémio no valor de US $ 100.000, um certificado e, desde 1987, um medalhão de bronze inspirado nos projetos de Louis Sullivan, famoso arquiteto de Chicago, geralmente reconhecido como o pai do arranha-céu. O medalhão tem no verso, três palavras inscritas: “firmeza, comodidade e deleite”, lembrando os princípios fundamentais da arquitetura do arquiteto romano Vitrúvio - firmitas, utilitas, venustas

Cerimónia de entrega do prémio

A cerimónia oficial de entrega do prémio acontece geralmente em maio, num local com significado arquitetónico, em todo o mundo. 

Laureados nacionais

  • 2011 - Arquiteto Eduardo Souto Moura
  • 1992 - Arquiteto Álvaro Siza Vieira

Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade coordenadora do prémio.

...loading...