Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, 2023

Ver PDF
"Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento"
Índice

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento é atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu a personalidades ou entidades que se esforçam por defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais.

Instituído em 1988 pelo Parlamento Europeu, quando Andrei Sakharov ainda se encontrava exilado em Gorky, este Prémio é o maior tributo prestado pela União Europeia ao trabalho desenvolvido em prol dos direitos humanos. 

O físico russo Andrei Dmitrievich Sakharov (1921-1989), galardoado com o Prémio Nobel da Paz, em 1975, ficou célebre, inicialmente, como o pai da bomba de hidrogénio soviética. Preocupado com as consequências do seu trabalho para o futuro da humanidade, procurou sensibilizar o mundo para os perigos de uma corrida ao armamento nuclear. Obteve um êxito parcial com a assinatura do Tratado de Proibição de Ensaios Nucleares, em 1963.

Objetivo

O Prémio Sakharov é uma forma de reconhecimento de pessoas, grupos e organizações que tenham dado um contributo excecional para a defesa da liberdade de pensamento, para a luta em prol dos direitos humanos em todo o mundo, chamando a atenção para as violações dos direitos humanos e apoiando os laureados e a sua causa.

Destinatários

O prémio poderá ser atribuído a pessoas singulares ou a agrupamentos e organizações, independentemente de apresentarem ou não personalidade jurídica. A nacionalidade ou a residência dos candidatos não têm qualquer relevância para a candidatura.

Júri

Em setembro de cada ano, os deputados do Parlamento Europeu nomeiam os candidatos ao Prémio Sakharov. Cada candidatura deve ser apoiada por um mínimo de 40 deputados e os membros individuais só podem apoiar um candidato. As propostas devidamente assinadas e respetiva fundamentação são submetidas à apreciação da Comissão dos Assuntos Externos e da Comissão do Desenvolvimento, numa reunião conjunta. É subsquentemente estabelecida uma lista de três candidatos que é apresentada à Conferência dos Presidentes para votação final. O vencedor é normalmente anunciado em outubro.

Prémio

  • Certificado do Prémio Sakharov
  • Prémio monetário de 50.000 euros

Vencedor 2023

Jina Mahsa Amini - Movimento Mulher, Vida e Liberdade, Irão. Mahsa Amini (2000-2022) morreu a 16 de Setembro de 2022, depois de ter sido detida pela “polícia da moralidade”.

Vídeo

Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial.  Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respectiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso ao sítio oficial.
...loading...