Prémio Semana Europeia da Mobilidade

Logótipo do Prémio Semana Europeia da Mobilidade

Desde 2002, o Prémio Semana Europeia da Mobilidade procura melhorar a saúde pública e a qualidade de vida através da promoção da mobilidade limpa e do transporte urbano sustentável. A campanha dá às pessoas a oportunidade de explorar o papel das ruas da cidade e experimentar soluções práticas para enfrentar os desafios urbanos, como a poluição do ar.
O Tema de 2019 do Prémio é "Safe Walking and Cycling". A Edição de 2019 irá decorrer entre os dias 16 e 22 de Setembro.

 

Objetivos

O Prémio Semana Europeia da Mobilidade tem o principal objetivo de procurar consciencializar os cidadãos europeus para a importância e implicações que a melhoria das condições de mobilidade urbana podem ter na evolução da qualidade de vida nas cidades, no ambiente e saúde pública.
Simultaneamente, a Comissão Europeia procura distinguir as cidades/autarquias empenhadas na promoção de políticas, iniciativas e boas práticas no sentido de melhorar a mobilidade urbana.

 

Destinatários

O Prémio destina-se a grupos de pessoas, Organizações Não Governamentais, parceiros sociais, instituições de investigação / ensino, autoridades locais / nacionais, instituições públicas e empresas públicas / privadas que promovam o registo de acções de sensibilização que promovam a mobilidade urbana sustentável.
Todas as autarquias/cidades que cumpram os requisitos podem participar.

 

Como participar

As autoridades locais participantes no Prémio são convidadas a apresentar anualmente uma candidatura ao Prémio, desde que tenham cumprido todos os requisitos.

Os candidatos devem preencher o formulário de candidatura em linha no sítio oficial do prémio.

 

Prémio

À autoridade local será dada a oportunidade de realizar um vídeo promocional (com cerca de três minutos) para promover a sua cidade e as medidas de transporte urbanos sustentável na Europa.
A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em Bruxelas e contará com a presença do Comissário Europeu para o Ambiente.

 

Vencedores de 2018

Na Edição de 2018 do Prémio Semana Europeia da Mobilidade, Lisboa foi uma das vencedoras.

 


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do passatempo.