Prémios de Boas Práticas - Campanhas "Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis", 2020-2022

Miniatura

Desde 2000 que a UE-OSHA, em cooperação com os Estados-Membros da UE, tem vindo a desenvolver Campanhas "Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis", que visam a consciencialização de vários aspetos importantes ligados à saúde e segurança laboral e o desenvolvimento da política comunitária em matéria de emprego e assuntos sociais.

Objetivos

Os prémios fazem parte das Campanhas e reconhecem organizações que gerem ativamente a segurança e saúde no trabalho. Os prémios contribuem para demonstrar os benefícios de uma boa gestão da segurança e saúde no trabalho, servindo de plataforma para a partilha e promoção de boas práticas em toda a Europa.

Campanha «Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis» 2020-2022 

A Campanha 2020-2022 tem os seguintes objetivos:

  • sensibilizar para a importância e pertinência da prevenção de lesões musculosqueléticas relacionadas com o trabalho (LMERT), providenciando factos e números sobre a sua exposição e impacto;
  • promover a avaliação de riscos e a gestão proativa de LMERT, facultando o acesso a recursos, como instrumentos, orientação e materiais audiovisuais;
  • demonstrar que as LMERT são um problema para todos, nos vários tipos de locais de trabalho, em todos os setores e que podem ser combatidas com êxito, nomeadamente através de exemplos de boas práticas;
  • melhorar o conhecimento sobre riscos novos e emergentes e outros desenvolvimentos relativamente às LMERT;
  • sensibilizar para a importância de reintegrar e manter os trabalhadores com LME crónicas e mostrar de que forma isto pode ser concretizado na prática;
  • mobilizar e estimular a colaboração eficaz entre diferentes partes interessadas, reunindo-as e facilitando o intercâmbio de informações, conhecimentos e boas práticas.

Destinatários

Podem participar todas as organizações, de qualquer dimensão, ativas num Estado-Membro da UE, num país candidato, num potencial país candidato ou num país membro da Associação Europeia de Comércio Livre. A participação é aberta, nomeadamente, a empresas individuais; organismos de formação e membros da comunidade educativa; organizações patronais, associações comerciais, sindicatos e organizações não governamentais; e parceiros oficiais de campanha.

Como participar

As candidaturas devem descrever com clareza o modo como as boas práticas de gestão foram aplicadas no local de trabalho e os resultados obtidos.

Contacte o Ponto Focal no seu Pais e preencha o formulário de candidatura.

Avaliação

Todas as candidaturas são avaliadas, numa primeira fase, ao nível nacional pela rede de pontos focais da EU-OSHA. Os exemplos nacionais selecionados participam, em seguida, no concurso europeu, em que são selecionados os exemplos vencedores e dignos de menção.


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra no sítio Internet do concurso.