Prémios EIT, 2024

Ver PDF
EIT Awards
Índice

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (European Institute of Innovation & Technology, EIT) constitui a maior rede de inovação da Europa, fortalecendo a inovação, desde 2008. A sua missão é criar empregos e proporcionar um crescimento sustentável e inteligente. É parte integrante do programa Horizonte Europa 2021-2027, o Programa-Quadro de Investigação e Inovação da UE.

Para promover uma mentalidade empreendedora e uma cultura de risco na Comunidade do Instituto, foram lançados os Prémios EIT (EIT Awards), em 2012. Desde então, o Instituto desenvolveu e alargou o conceito dos prémios, abrangendo os três principais pilares da sua atividade: criação de empresas, educação e inovação.

Objetivos

Os prémios reconhecem os empreendedores e inovadores mais promissores da Europa, que criam modelos para a mudança e realçam as inovações que abordam com mais eficácia os desafios globais em clima, saúde e digitalização.

Destinatários

O concurso é restrito aos membros da Comunidade EIT. 

Como participar

As candidaturas devem ser redigidas em inglês e enviadas até 27 de setembro de 2023, 17h00, CET.

Categorias

A edição 2024 cobrirá três categorias com prémios monetários:

  • Changemaker;
  • Equipa de inovação;
  • Prémio Empreendimento.

A categoria Changemaker premeia indivíduos, enquanto as categorias Equipa de inovação e Prémio Empreendimento são atribuídas a equipas, representadas por uma pessoa.
O Prémio Público (Cidadão) é concedido por votação pública a indivíduos ou equipas nomeados que alcançaram as Finais nas respetivas categorias. O Prémio do Público não é monetário.

Prémios

Os vencedores de cada prémio recebem 50.000 euros, os segundos classificados recebem 30.000 euros e 20.000 euros para o terceiro lugar.

Representação nacional

2020 - Portugal teve duas nomeações: Joana Isabel dos Santos, pela solução que está a desenvolver na iLof sobre a estratificação de doentes de Alzheimer, podendo acelerar a descoberta de uma cura para esta doença; e Ana Machado Silva, por desenvolver na Sonae Arauco um sistema que conduz a um melhor nível de qualidade do produto, enquanto aumenta a eficiência da produção em termos de custos.

2019 - Sara Guimarães Gonçalves, vencedora do prémio Mulher EIT, com o projeto Rigger - Trigger Systems - Reduzir o impacto ambiental da irrigação e das atividades agrícolas na Europa, combatendo o uso excessivo de água na irrigação com sistemas de controlo, que utilizam modelos de cálculo, baseados em previsões meteorológicas e condições das plantas.

Vídeo 


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento dos prémios 2024 [en]
773.88 KB
Convite ao prémio Changemaker [en]
773.88 KB
Convite ao prémio Equipa Inovação [en]
706.63 KB
Convite ao prémio de empreendimento [en]
727 KB
...loading...