Prémios EmpreendedorXXI, 2022

prémios

Os Prémios EmpreendedorXXI são promovidos, desde 2006, pela CaixaBank, em colaboração com a Empresa Nacional de Innovación (ENISA), em Espanha, e com o Banco BPI, em Portugal e contam com o apoio de entidades de referência implicadas no apoio ao desenvolvimento das empresas inovadoras. 

Os prémios são o estímulo que uma empresa necessita, dado que lhes permite crescer e alcançar os objetivos, premiando o talento e a capacidade de dar resposta aos desafios do amanhã.

Nesta 16ª edição, os prémios procuram dar soluções aos principais desafios da sociedade em 2022 e ao atual contexto económico.

Objetivo

Os Prémios procuram identificar jovens empresas inovadoras que, após terem conseguido alguns primeiros resultados bem-sucedidos, têm perante si um ambicioso plano de crescimento e precisam de recursos para o concretizar.

Destinatários

O concurso destina-se a empresas de base tecnológica e digital, com alto potencial de crescimento e modelos de negócio evolutivos e inovadores.

Para se candidatarem as empresas devem satisfazer os seguintes requisitos:

  • Ser uma empresa constituída como pessoa coletiva com fins lucrativos (S.A., Lda., Sociedades Laborais, Cooperativas, Sociedades Civis) e ter domicílio fiscal em Espanha ou em Portugal;
  • Ter criado a empresa ou iniciado a sua atividade (registo nas Finanças) a partir de 1 de janeiro de 2019.

Ficam explicitamente excluídos os trabalhadores independentes e as empresas consideradas como «grandes empresas» segundo a Comissão Europeia.

Como participar

A apresentação de candidaturas aos Prémios será realizada exclusivamente em linha. O período de apresentação de candidaturas tem início no dia 26 de outubro e termina no dia 5 de dezembro de 2022.

Categorias

As empresas participantes concorrem aos seguintes prémios:

  • Prémio Regional para as empresas com maior impacto no seu território;
  • Prémio Desafios EmpreendeXXI às empresas mais inovadoras e com maior potencial para resolver os desafios formulados. 

Critérios de seleção

  • Equipa
  • Modelo de negócio
  • Ambição
  • Inovação
  • Histórico

Para os Prémios para a melhor empresa do seu território será avaliada, além dos critérios anteriores, a vinculação e o impacto da empresa na região. Para o Prémio Desafios EmpreendeXXI, valorizar-se-á igualmente o encaixe da proposta com o desafio, o estado de desenvolvimento do projeto e o potencial de impacto no desafio formulado.

Prémios

Prémio Regional para as empresas com maior impacto no seu território - as 17 empresas vencedoras do concurso, em Espanha (1 empresa vencedora em cada comunidade) e as 2 empresas vencedoras em Portugal (1 empresa vencedora por cada região: Norte e Centro; Lisboa, Sul e Ilhas), serão reconhecidas como as empresas com maior potencial de crescimento na sua região. Recebem um prémio monetário de 6.000 euros; acesso a um programa de acompanhamento internacional; participação no Investors Day EmprendedorXXI; acompanhamento de tutoria especializada.

Prémio Desafios EmpreendedorXXI às empresas com maior potencial para resolver os desafios colocados - as 6 empresas vencedoras do setor (1 empresa vencedora em cada desafio) serão reconhecidas como a empresa que apresentou a melhor solução para o desafio. Recebem um prémio monetário de 25.000 euros para o vencedor de cada desafio.

Vídeo


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do prémio 2022
727.34 KB