Prémios Europeus de Inovação na Contratação Pública, EUIPA, 2023-2024

Ver PDF
European Innovation Procurement Awards 2023
Índice

A contratação de inovação impulsiona o processo de transformação de resultados e ideias de investigação em soluções inovadoras. As aquisições de inovação proporcionam aos setores público e privado a possibilidade de oferecer à sociedade serviços e bens de última geração e, ao mesmo tempo, oferecer novas oportunidades de crescimento e comercialização aos fornecedores de soluções disruptivas, principalmente às start-ups e pequenas e médias empresas.

Os Prémios Europeus de Inovação na Contratação Pública (European Innovation Procurement Awards, EUIPA) visam recompensar os compradores públicos e privados, as pessoas singulares e as entidades jurídicas que apoiam estas práticas em toda a Europa nos seus esforços para promover e estimular os contratos de inovação e as formas inovadoras como as soluções são adquiridas.

Objetivos

Os prémios ajudam a comunidade de compradores europeus a partilhar, trabalhar em conjunto e inspirar-se mutuamente na conceção de processos de aquisição inovadores e, em particular, na prestação de serviços públicos modernos e eficientes. Simultaneamente, visam demonstrar como a contratação de inovação transforma positivamente a economia, não apenas criando mercados novos e sustentáveis, mas também enfrentando desafios sociais, como as alterações climáticas.

Destinatários

O concurso está aberto a qualquer comprador público e/ou privado, bem como a indivíduos localizados num dos Estados-Membros da UE ou em países associados ao programa Horizonte Europa.

Como participar

As candidaturas em linha decorrem até 17 de agosto de 2023.

Categorias

  • Iniciativa de aquisição de inovação
  • Desafios sociais na “transição para energia verde”

Critérios

As candidaturas são avaliadas e classificadas de acordo com os seguintes critérios:

  • Transformação - adaptar as práticas de compras para a compra de inovação, introduzindo novos processos e ferramentas e promovendo o estabelecimento de um quadro jurídico favorável à inovação rumo ao crescimento e desenvolvimento sustentáveis;
  • Compreensão - formas inovadoras replicáveis ​​e escaláveis ​​de adquirir uma solução, que ao mesmo tempo, contribuem para alcançar serviços mais eficientes e eficazes. Deve ser dada especial atenção à promoção das melhores práticas e aos esforços para partilhar conhecimentos entre as partes interessadas nos diferentes territórios e para apoiar a capacitação;
  • Colaboração - o caminho comprovado de colaboração que levou à solução adquirida. Promoção de sinergias e cooperação entre atores de diferentes países e em diferentes graus de maturidade nas práticas de compras;
  • Impacto social - práticas com impacto quantitativo e qualitativo positivo na sociedade e nas pessoas, com especial destaque para o apoio à transformação digital e às prioridades do negócio verde.

Prémios

Cada categoria premiará um vencedor com 75.000 euros, um segundo classificado com 50.000 euros e um terceiro classificado com 25.000 euros.

Contacto

Para obter mais informações entre em contato através do e-mail: EISMEA-EUIPAWARDS@ec.europa.eu.

Vídeo

 


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Regulamento do prémio 2023-2024 [en]
932.01 KB
...loading...