Prémios Europeus de Desporto #BeInclusive, 2022

Logótipo do Prémio Europeu de Desporto

O desporto é divertido, emocionante e aproxima as pessoas. É hoje amplamente reconhecido como uma ferramenta privilegiada para promover a inclusão. O desporto e a atividade física contribuem claramente para as prioridades da UE expressas em documentos como o Plano de Ação Anti-racismo da UE, a Estratégia para a Igualdade LGBTIQ, a Estratégia para a Igualdade ou Estratégia para os direitos das pessoas com deficiência.

O programa Erasmus+ 2021-2027 integra a diversidade e a inclusão como prioridades. Este programa apoia, em particular, iniciativas de combate à violência, racismo,
discriminação e intolerância. Desde 2017, os Prémios Europeus de Desporto #BeInclusive (#Beinclusive EU Sport Awards) visam destacar iniciativas exemplares da área desportiva. Reconhecem e homenageiam as conquistas de organizações desportivas, que trabalham com refugiados, pessoas com deficiência, minorias étnicas e com jovens e outros grupos com menos oportunidades. Os prémios também incluem uma dimensão de igualdade de género.

O convite agora lançado insere-se no Programa de Trabalho E+ 2022 e é gerido pela Agência Executiva Europeia para a Educação e Cultura (EACEA).

Objetivos

Os prémios visam premiar os melhores projetos que tenham apoiado com sucesso a inclusão social, através do desporto. Os projetos podem incluir grupos desfavorecidos, marginalizados ou desfavorecidos, como indivíduos com origens sociais, económicas ou educacionais difíceis, pessoas com deficiência, com problemas de saúde ou diferenças culturais, como migrantes, refugiados e minorias étnicas. Os prémios procuram ainda contribuir para a paz através da integração de migrantes e refugiados.

Destinatários

  • pessoas jurídicas (órgãos públicos ou privados, inclusive organizações internacionais)
  • estabelecidos num dos países elegíveis: Estados-Membros da UE (incluindo países e territórios ultramarinos e Países do Programa Erasmus +)
  • Indivíduos não são elegíveis

Categorias

  • ERASMUS-SPORT-2022-BEINCLUSIVE-SPORT-AWARDS-GENDER - #BeInclusive - Promover a igualdade de género no desporto «Be Equal»: premeia projetos que promovam o empoderamento e a participação de mulheres e raparigas no desporto
  • ERASMUS-SPORT-2022-BEINCLUSIVE-SPORT-AWARDS-PEACE - #BeInclusive - Desporto pela paz: premeia projetos que utilizem o desporto como veículo de promoção da paz e dos valores europeus. Esta categoria visará especialmente iniciativas que promovam a inclusão de refugiados, como no contexto da guerra na Ucrânia
  • ERASMUS-SPORT-2022-BEINCLUSIVE-SPORT-AWARDS-BBSA - #BeInclusive - Quebrar barreiras no desporto: recompensa projetos que demonstrem inspiração, dando exemplos positivos de empoderamento e exemplos de grupos com menos oportunidades que intensificam e lideram mudanças

Como participar

A candidatura deve ser efetuada em linha e decorre de 29 de junho a 29 de setembro de 2021, 17h00 (CET).

Critérios de avaliação

  • Relevância
  • Qualidade
  • Impacto

Prémio

O orçamento total do prêmio é 45.000 euros. Cada uma das três categorias premeia o vencedor com 10.000 euros e os dois finalistas com 2.500 euros cada.

Vencedores 2021

 


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.