Prémios Europeus de Promoção Empresarial

european enterprise promotion awards 2020

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial, uma iniciativa da Comissão Europeia, alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020 e coordenada em Portugal pelo IAPMEI, distinguem iniciativas identificadas como boas práticas de promoção empresarial, em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.

Objetivos

Os seus principais objetivos são:

  • identificar e reconhecer atividades e iniciativas de sucesso que visem a promoção de empresas e do empreendedorismo

  • divulgar e partilhar exemplos das melhores políticas e práticas de iniciativa empresarial

  • sensibilizar para o papel desempenhado na sociedade pelos empresários e pelos empreendedores

  • incentivar e inspirar potenciais empreendedores.

Destinatários

Para a edição de 2020 podem candidatar-se projetos, ou outras iniciativas em desenvolvimento há pelo menos 15 meses, desenvolvidos por entidades públicas ou parcerias. Projetos candidatos em edições anteriores também podem ser submetidos à presente edição, desde que apresentem resultados mais robustos, sendo que um projeto vencedor não se pode candidatar na mesma categoria.

Categorias

São seis as categorias a concurso:

  1. Promoção do espírito de empreendedorismo
  2. Investimento nas competências de empreendedorismo
  3. Desenvolvimento do ambiente empresarial
  4. Apoio à internacionalização das empresas
  5. Apoiar o desenvolvimento de mercados ecológicos e a eficiência dos recursos
  6. Empreendedorismo responsável e inclusivo.

Como participar

O concurso inclui duas fases de qualificação. A primeira fase é ao nível nacional e só os candidatos que forem selecionados são considerados ao nível europeu.

A candidatura ao nível nacional decorre até ao próximo dia 4 de maio, através do preenchimento do formulário de candidatura e enviada para o seguinte endereço: premioseuropeus@iapmei.pt.

Critérios de seleção

Serão seleccionados um máximo de dois candidatos por país para estarem presentes na competição europeia. Os critérios que definem a selecção são:

  • Originalidade e exequibilidade
  • Impacto na economia local
  • A melhoria das relações com intervenientes locais
  • Transferibilidade do projeto para outras regiões.

Prémio

Todos os nomeados dos concursos nacionais e europeus serão convidados a estar presentes na cerimónia de entrega dos prémios, que reconhece os vencedores pelos respetivos esforços e lhes proporciona a oportunidade de se darem a conhecer num ambiente europeu.

CIEJD nos PEPE

Na edição de 2015, o CIEJD recebeu pelo seu projecto ON - Oportunidades de Negócio na União Europeia, a Menção Honrosa na categoria "Apoio à Internacionalização das Empresas".

Vencedores

Portugal é um dos países participantes com mais galardões recebidos da Comissão Europeia.

O projeto Living Lab Carbono-Zero de Matosinhos, promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com o CEIIA, ficou em 1º lugar na Categoria de Apoio ao Desenvolvimento de Mercados Ecológicos e à Eficiência dos Recursos, nos PEPE 2018.

 

Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.