Prémios Europeus para o Património Cultural / Europa Nostra, 2024

Ver PDF
Vencedores Prémios Europa Nostra 2023
Índice

Os Prémios Europeus para o Património Cultural/Europa Nostra foram lançados, em 2002, pela Comissão Europeia e, desde então, têm sido geridos pela Europa Nostra - Federação pan-europeia para o Património Cultural Europeu, que representa as organizações civis que trabalham para salvaguardar o património cultural e natural da Europa.

Os prémios representam uma oportunidade para arquitetos, artesãos, especialistas em património cultural, profissionais e voluntários, instituições públicas e privadas e comunidades locais de toda a Europa.

Objetivos

Os prémios identificam e promovem as melhores práticas na conservação e valorização do património cultural tangível e intangível, estimulam o intercâmbio transfronteiriço de conhecimentos em toda a Europa, aumentam a consciência pública e a apreciação do património cultural europeu e incentivam outras iniciativas.

Destinatários

As candidaturas aos Prémios só podem ser apresentadas por países participantes no Programa Europa Criativa. Lista de países elegíveis: Albânia, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chéquia, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Kosovo, Letónia, Listenstaine, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, República da Macedónia do Norte, Roménia, Sérvia, Suécia, Tunísia e Ucrânia.

Como participar

A candidatura a uma única categoria deve ser submetida em linha na plataforma, até 13 de outubro de 2023

Categorias

  • Conservação e adaptação a novos usos
  • Investigação
  • Educação, formação e competências
  • Envolvimento e consciencialização dos cidadãos
  • Campeões do património

Critérios de avaliação

  • Qualidade
  • Significado europeu
  • Envolvimento comunitário
  • Resultados/impacto
  • Transferência e disseminação de conhecimento

Prémios

Serão homenageados até 30 patrimónios notáveis, entre os quais cinco Grandes Prémios.

  • 4 Grandes Prémios – valor pecuniário de 10.000 euros
  • 1 Prémio do Público, escolhido através de votação em linha. Para escolher o prémio do público 2023, proceda à votação em linha, até 28 de agosto de 2023.

Vencedores nacionais 2023

Tectos Mudéjares da Sé do Funchal, na categoria Conservação e adaptação a novos usos - A Sé do Funchal ostenta um dos mais excecionais elementos arquitetónicos e decorativos de Portugal – os seus tetos, todos em estilo mudéjar, nas naves principal, lateral e transepto. 

Salvaguarda da Técnica de Pesca Artesanal “Arte-Xávega”, na categoria Investigação - técnica de pesca tradicional acarinhada, praticada há séculos na Praia da Tocha, em Cantanhede, Portugal, e com um enorme significado sociológico e económico. 

ALMADA Project, Lisboa, na categoria Envolvimento e consciencialização dos cidadãos - Desvendar a Arte Mural de Almada Negreiros é um projeto académico multidisciplinar que utiliza a investigação científica para desvendar a arte mural de Almada Negreiros, um dos mais influentes artistas portugueses do século XX.

Cláudio Torres, na categoria Campeões do património - Há mais de 40 anos que o arqueólogo e o centro de investigação que criou em Mértola desempenham um papel fundamental na valorização e conservação do património islâmico em Portugal.

Cerimónia de atribuição dos prémios

Os vencedores serão homenageados na Cerimónia Europeia de Entrega dos Prémios, que terá lugar no dia 28 de setembro, no Palazzo del Cinema, em Veneza. 

Contacto

Para mais informações, contacte através do e-mail: awards@europanostra.org.

Vídeo


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.

Documentos

Convite à apresentação de propostas 2024 [en]
201.69 KB
...loading...