Prémios LIFE, 2022

Prémios Life

Os Prémios LIFE são organizados pela Comissão Europeia e inserem-se no programa LIFE. Criado em 1992, este programa é o instrumento de financiamento da UE para o ambiente e para a ação climática. Os prémios devem revelar excelência em impacto, replicabilidade, relevância política, cooperação transfronteiriça e relação custo-benefício.

O Prémio LIFE Cidadãos permite ao público em geral conhecer os finalistas e votar no seu candidato preferido.

Objetivos

Os Prémios LIFE reconhecem os projetos LIFE mais inovadores, inspiradores e eficazes em três categorias: ação climática, ambiente e proteção da natureza. 

Destinatários

São elegíveis as entidades:

  • organizações públicas que operem sob a autoridade de um governo nacional, por exemplo, autoridade local, administração nacional etc.;
  • organizações comerciais privadas;
  • organizações privadas não comerciais (ONGs etc.).

Como votar

Este ano, Portugal conta com dois projetos entre os doze finalistas:

  • com a coordenação da Universidade de Aveiro, o LIFE No_Waste (LIFE14 ENV/PT/000369) - Gestão de cinzas de biomassa e resíduos orgânicos para a recuperação de solos degradados: um projeto piloto em Portugal;
  • com a participação, como beneficiário associado, da Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia, o LIFE EcoSens Aquamonitrix - enhanced portable sensor for water quality monitoring, moving to genuinely integrated water resource management.

Vote até 30 de maio de 2022, aqui.

Júri

A Comissão verifica e avalia as propostas em função de critérios definidos. Após uma fase de revisão, é proposto o financiamento de projetos bem sucedidos, dentro do orçamento disponível.

Contacto

Pedidos de informação devem ser enviados através do email: EASME-LIFE-ENQUIRIES@ec.europa.eu

Vencedor nacional

2020 - Projeto LIFE4Youth, Fruta Feia - projeto contra o desperdício alimentar pela aparência e que, simultaneamente, promove um consumo responsável, local e sustentável.


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Pedidos de informação sobre este prémio devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso ao sítio oficial.
Declaração de proteção de dados [en]
155.85 KB