Prémios LIFE, edição 2020

Os Prémios LIFE são organizados pela Comissão Europeia e inserem-se no programa LIFE. Criado em 1992, este programa é o instrumento de financiamento da UE para o ambiente e para a ação climática. O atual período de financiamento 2014-2020 tem um orçamento de 3,4 mil milhões de euros.

Objetivos

O objetivo da presente campanha de votação, no dia 21 de outubro de 2020, é permitir ao público escolher o vencedor da categoria ‘Prémio do Cidadão’ nos Prémios LIFE 2020. 

Consulte os novos recursos relacionados com a pandemia COVID-19.

Destinatários

São elegíveis as entidades:

  • organização pública que opera sob a autoridade de um governo nacional, por exemplo, autoridade local, administração nacional etc.;
  • organização comercial privada;
  • organização privada não comercial (ONGs etc.).

Para mais informações, consulte aqui.

Como participar

A Comissão Europeia publica o convite à apresentação de propostas, com base nos programas de trabalho plurianuais LIFE. O procedimento de inscrição varia de acordo com o subprograma e tipo de projeto ao qual se candidata. Consulte as regras de candidatura.

Categorias

Este prémio reconhece os projetos LIFE mais inovadores, inspiradores e eficazes em três categorias:

  • ação climática;
  • ambiente;
  • proteção da natureza.

Prémios

O projeto vencedor foi apresentado durante a cerimónia dos Prémios LIFE, no dia 21 de outubro de 2020, no âmbito da Semana Verde da UE 2020 - o maior evento ambiental da Europa.

Júri

A Comissão verifica e avalia as propostas em função de critérios definidos. Após uma fase de revisão, é proposto o financiamento de projetos bem sucedidos, dentro do orçamento disponível.

Contactos

Pedidos de informação devem ser enviados através do email: EASME-LIFE-ENQUIRIES@ec.europa.eu

Vencedores 2020

Os países vencedores foram: Eslovénia, na categoria "proteção da natureza"; Hungria, na categoria "ação climática"; e Portugal, na categoria "ambiente", com o projeto Flaw4Life - este projeto foi também o mais popular entre o público, recebendo o Prémio LIFE do público.

Um projeto italiano recebeu ainda um prémio especial, que reconhece o êxito da adaptação à COVID-19, pelo trabalho desenvolvido durante a crise do coronavírus.


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.