Prémio REGIOSTARS, 2024

Ver PDF
Prémio REGIOSTARS, 2024
Índice

Os prémios REGIOSTARS são organizados, anualmente, pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana, da Comissão Europeia, desde 2008. Visam identificar boas práticas em desenvolvimento regional e destacar projetos inovadores financiados pela UE, que podem ser interessantes e inspiradores para outras regiões e gestores de projetos.

Ao apresentarem soluções a desafios comuns e ao aproveitar as melhores oportunidades, os prémios REGIOSTARS inspiraram regiões a concretizar uma política regional da UE cada vez mais impactante. São incentivadas as candidaturas de regiões comparativamente menos desenvolvidas na Europa e de todas as áreas do programa. 

Objetivo

Os prémios visam identificar boas práticas, ao nível do desenvolvimento regional, e destacar projetos financiados pela UE que sejam originais, inovadores e que inspirem outras regiões e gestores de projetos.

Destinatários

Todos os projetos que receberam financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) (incluindo Interreg), Fundo de Coesão, Fundo Social Europeu (FSE) e Fundo Social Europeu +, Fundo para uma Transição Justa e qualquer vertente Interreg.

Categorias

  1. Uma Europa competitiva e inteligente
  2. Uma Europa verde
  3. Uma Europa conectada
  4. Uma Europa social e inclusiva
  5. Uma Europa mais próxima dos cidadãos

Como participar

As candidaturas devem ser feitas através de formulário em linha (Application_form_2024_PT.doc (live.com)), até 31 de maio de 2024.

Como nos anos anteriores, o público terá a oportunidade de votar no seu finalista preferido para o Prémio "escolha do público", de 2 de setembro a 8 de outubro. Todos os vencedores serão anunciados durante a cerimónia de atribuição dos prémios REGIOSTARS, em Bruxelas, a 9 de outubro de 2024.

Critérios de avaliação

A avaliação dos projetos será feita de acordo com os seguintes critérios:

  • Coesão
  • Impacto
  • Inovação
  • Sustentabilidade
  • Cidadãos
  • Transferibilidade

Prémio

  • Todos os finalistas são convidados para a cerimónia de atribuição de prémios e receberão um certificado de participação
  • É atribuído um troféu REGIOSTARS e um certificado do Comissário Europeu para a Política Regional ao vencedor de cada categoria
  • Os vencedores são convidados a apresentar os seus projetos durante a cerimónia de entrega de prémios
  • Os vencedores recebem ainda uma parceria "media#", no valor de 5.000 euros

Os vencedores das seis categorias terão direito a uma campanha de comunicação local gerida em cooperação com a DG REGIO para promover as atividades premiadas na região.

Vencedores nacionais

2021 - Finalista português:  "Transporte a pedido", da Região Centro, Portugal, na categoria "Aumentar a mobilidade verde nas regiões: Ano Europeu do Transporte Ferroviário 2021".

2020 - Projeto ESA BIC Portugal – Programa de incubação da Agência Espacial Europeia e promoção da economia espacial, na categoria "Transição industrial para uma Europa inteligente".

2019 - Projeto Ecomare, de Matilde Dias, da Região Centro, Portugal

2008 - Projeto Socorridos Hydroelectric Power Station, de Matilde Dias, Portugal, Madeira

Contacto

Qualquer outra questão, queira enviar através do e-mail: contact@regiostarsawards.eu
 

Vídeo promocional

 

 

 
 

Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Pedidos de informação sobre este prémio devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link acima referido.
...loading...