Semana Europeia da Mobilidade, 2022

Mobilidade

Existem três categorias de prémios, no âmbito dos Prémios de Mobilidade Urbana Sustentável: a Semana Europeia da Mobilidade, o Prémio de Planeamento de Mobilidade Urbana Sustentável (SUMP) e o Prémio de Segurança Rodoviária Urbana da UE.

Através destes prémios, a Comissão Europeia procura reconhecer as autoridades locais que demonstram excelência nas áreas de sensibilização para a mobilidade urbana sustentável, planeamento da mobilidade urbana sustentável e segurança rodoviária. 

O tema anual da Semana Europeia de Mobilidade 2022 é «Melhores conexões» (Better connections) e procura destacar e fomentar sinergias entre pessoas e lugares que oferecem a sua experiência, criatividade e dedicação à sensibilização para a mobilidade sustentável e à promoção da mudança comportamental a favor da mobilidade ativa, para além de chegar e fazer conexões entre grupos existentes e novos públicos.

Os pilares de «Melhores conexões» são: Pessoas, Lugares, Pacotes, Planeamento e Política.

Objetivos

O tema «Melhores conexões» foi selecionado para as pessoas em toda a Europa se reconectarem, após vários meses de isolamento, restrições e limitações. As conexões podem ser um encontro numa praça da cidade, através de transportes públicos. Depois de um forte foco nos aspetos da saúde em 2021, o tema deste ano visa aproximar as pessoas, conectando-as. 

Destinatários

O Prémio destina-se a grupos de pessoas, Organizações Não Governamentais, parceiros sociais, instituições de investigação/ensino, autoridades locais/nacionais, instituições públicas e empresas públicas/privadas que promovam ações de sensibilização e a mobilidade urbana sustentável. 

Como participar

Vilas e cidades em todo o mundo são convidadas a participar na Semana Europeia da Mobilidade, que acontece de 16 a 22 de setembro de cada ano. Os candidatos devem registar-se em linha, no sítio oficial do prémio.

Consulte as 17 cidades portuguesas e atividades que concorreram em 2022.

Prémio

Os vencedores dos prémios são escolhidos por um painel independente de especialistas em transporte. São concedidos dois prémios: um para um município com menos de 100.000 habitantes e outro para um município com mais de 100.000 habitantes.

À autoridade local será dada a oportunidade de realizar um vídeo promocional (com cerca de três minutos) para promover a sua cidade e as medidas de transporte urbanos sustentável na Europa.

Contacto

Contacte o Ponto de Contacto Nacional, Ms Carla Jorge, através do e-mail: semanadamobilidade@apambiente.pt, ou do Tel: +351 214728364.

Participação nacional 

2021 - Valongo venceu o título da Semana Europeia da Mobilidade para os pequenos municípios pelas suas numerosas iniciativas inovadoras que envolvem a população e as organizações locais, em especial as escolas. As atividades incluíam inquéritos de mobilidade, uma representação teatral móvel, aulas de ginástica e medidas para incentivar as caminhadas a pé, andar de bicicleta, bem como a utilização de transportes públicos. 

          - Amadora foi candidata ao prémio para municípios de maior dimensão (mais de 100.000 habitantes).

2019 - O Município Alfândega da Fé (Braga, Portugal) foi finalista.

2018 - Lisboa foi uma das cidades vencedoras, para municípios de maior dimensão.

Vídeo

 


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.