Torneio de Inovação Social, 2023

Ver PDF
torneio
Índice

O Torneio de Inovação Social (Social Innovation Tournament), criado pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento (IBEI) reconhece e apoia os melhores empreendedores sociais europeus. Promove ideias inovadoras e recompensa iniciativas que contribuem para a criação de impacto social, ético ou ambiental. Normalmente, cobre projetos nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, economia circular, inclusão, criação de empregos, envelhecimento e muito mais. 

Em 2024, o Torneio não será realizado.

Objetivo

O Torneio visa promover a geração de ideias inovadoras e identificar/recompensar oportunidades que prometam sólidos benefícios sociais ou demonstrem as melhores práticas com resultados tangíveis.

Destinatários

Este Prémio destina-se a organizações com e sem fins lucrativos, em especial, de jovens empreendedores e de empresas sociais, empresas do setor privado, entidades do governo central e local, organizações não governamentais e de comunidades universitárias. 

As propostas apresentadas devem ser implementadas em, pelo menos, um ou mais países dos Estados-membros da UE, dos países candidatos à UE e dos países da EFTA.

Como participar

O torneio acontece em duas fases. Um Comité de Seleção, composto principalmente por especialistas do Grupo BEI em inovação, meio ambiente e outras disciplinas relevantes seleciona 15 finalistas. Os finalistas participam num programa de formação à medida, no sentido de os orientar na concretização das suas propostas e prepará-los para o concurso de lançamento, onde todos os finalistas têm de apresentar e defender o seu projeto para um júri de especialistas em inovação social.

Candidaturas

As candidaturas devem ser enviadas até 23 de fevereiro de 2023, em inglês, através do e-mail: institute@eib.org.

Critérios de avaliação 

Os principais critérios de avaliação para a seleção da primeira fase:

  • importância relativa do problema visado;
  • componentes inovadores;
  • impacto social, ético e/ou ambiental;
  • evidência de que os principais fatores de sucesso do projeto estão (ou podem ser) garantidos, na fase de desenvolvimento.

A avaliação da segunda fase tem em consideração a visão social da proposta e relação custo-benefício, bem como o compromisso, a estratégia e a capacidade de implementação pela equipa.

Prémios

Os projetos vencedores na Categoria Geral e na Categoria Especial receberão um primeiro prémio ou segundo prémio no valor de 100.000 euros e 40.000 euros, respetivamente.

O Prémio Escolha do Público tem um valor pecuniário de 10.000 euros.

Divulgação e entrega dos prémios

A grande final será realizada em Estocolmo, nos dias 27 e 28 de setembro de 2023.

Consulte o calendário completo.

Vídeo


Esta informação não dispensa a consulta do anúncio e regulamento oficial. Pedidos de informação sobre este prémio devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto poderá ser acedido através do link de acesso ao sítio oficial.
...loading...