World Summit Awards, 2023

Ver PDF
WSA 2023
Índice

Os World Summit Awards (WSA) foram criados, em 2003, pelo Centro Internacional de Novos Media (International Center for New Media), uma organização austríaca, sem fins lucrativos. Estes prémios pretendem selecionar e promover a inovação digital local para melhorar a sociedade, colocando em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Para promover, localizar e selecionar inovação digital com alto impacto social em todo o mundo, a WSA utiliza uma rede mundial de especialistas em TIC em mais de 180 países. Essa rede garante a diversidade de produtos na WSA e é responsável pelas indicações.

A pré-seleção nacional para a WSA pode ser na forma de concurso nacional ou seleção direta por meio de seu Especialista Nacional da WSA. As indicações para a WSA são possíveis por meio de concursos nacionais e seleção do painel de especialistas nacionais. Todos os prémios nacionais seguem os mesmos princípios da WSA.

Objetivos

  • Selecionar e promover os melhores e mais inovadores conteúdos digitais do mundo, valorizando a relevância em relação ao contexto em que foram criados, bem como a contribuição à inclusão e acessibilidade digitais
  • Contribuir para a Agenda das Nações Unidas e para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, mostrando o uso criativo da inovação digital
  • Promover a troca de conhecimento, oferecendo plataformas de inspiração e desenvolvendo uma rede mundial de múltiplas partes interessadas

Destinatários

As inscrições para o prémio estão abertas a qualquer empresa, organização ou indivíduo dos Estados-Membros da ONU e da UNESCO.

A participação na categoria Juventude é restrita a empresários, empresas, grupos de estudantes ou equipas de projeto, onde pelo menos um dos membros fundadores, e a maioria da equipa, tiver menos de 26 anos (nascida em ou após 1 de janeiro de 1997).

Elegibilidade

Não há limite quanto às categorias e projetos inscritos por cada candidato, no entanto o mesmo projeto não pode ser apresentado em mais do que uma categoria. Os projetos inscritos devem estar em funcionamento, não sendo aceites ideias ou projetos inexistentes ou inacabados.

O candidato deve possuir os direitos de autor de todo o conteúdo relacionado à produção do seu projeto. Todos os softwares utilizados devem ser licenciados. 

Como participar

Os candidatos devem entrar em contacto com o perito nacional, que irá prestar o apoio necessário. O prémio é por nomeação, até 30 de junho de 2023

Os vencedores em Portugal vão poder apresentar os seus projetos na etapa mundial do WSA, onde vão competir com os melhores projetos de todo o mundo, recebendo reconhecimento global e acesso a uma rede internacional de especialistas e mentores, visibilidade para investidores e potenciais parceiros de negócios.

Categorias

O concurso tem oito categorias principais:

  • Governo e Envolvimento dos Cidadãos;
  • Saúde e Bem-estar;
  • Educação e Aprendizagem;
  • Ambiente e Energia Verde;
  • Cultura e Turismo;
  • Bairros Inteligentes e Urbanização;
  • Negócios e Comércio;
  • Inclusão e Empoderamento.

Categoria especial:

  • World Summit Awards para Jovens Inovadores.

Critérios de avaliação

Os projetos são avaliados de acordo com os seguintes critérios técnicos:

  • Conteúdo/qualidade e abrangência;
  • Funcionalidade/facilidade de utilização, experiência do utilizador, interatividade apropriada;
  • Design/navegação/orientação e apelo visual;
  • Tecnologia/estado da arte em tecnologia e qualidade de realização técnica;
  • Inovação/originalidade e novidade para o público-alvo, sociedade do modelo de negócios e mercado.

E segundo os seguintes critérios estratégicos e societais:

  • Impacto;
  • Valor.

Prémio

Especialistas nacionais de mais de 180 Estados-Membros da ONU nomeiam até oito projetos cada – um para cada categoria da WSA. A exceção é a Categoria para Jovens Inovadores, que aceita inscrições abertas.

Os vencedores não beneficiam de uma recompensa financeira, mas de uma parceria e integração ao longo da vida. O troféu “Árvore do conhecimento”, será atribuído ao melhor projeto nascido do conhecimento e que mais se destaque em atividades de Investigação & Desenvolvimento com foco na I&D colaborativa.

Concurso nacional WSA

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações é a entidade nacional que gere os World Summit Awards Portugal. O objetivo é tornar os benefícios da nova Sociedade da Informação acessíveis para toda a humanidade e, em particular, aumentar a conscientização pública e dar o merecido reconhecimento público à iniciativa baseada em aplicativos digitais da mais alta qualidade. 

Contacto

Para mais informações, contacte através dos e-mails: office@wsa-global.org/wsa@apdc.pt.

Vídeo

 


Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial. Os pedidos de informação devem ser dirigidos à respetiva entidade, cujo contacto se encontra acima indicado.
...loading...