Presidência sueca da UE
Janeiro a junho de 2023

Destaques
- Presidência sueca do Conselho da UE (01 janeiro-30 junho 2023)
Sítio internet oficial: http://sweden2023.eu | Programa [en] - Presidência anterior: Presidência checa do Conselho da UE | Eurocid
Notícias
- Centrar-se na cooperação com parceiros estratégicos na Conferência da Presidência sobre o Reforço das Parcerias de Defesa da UE
06 fevereiro 2023 - UE chega a acordo sobre o nível dos limites máximos de preço para os produtos petrolíferos russos
04 fevereiro 2023 - Primeira cimeira UE-Ucrânia desde o início da guerra de agressão da Rússia [en]
03 fevereiro 2023
No período compreendido entre janeiro e junho de 2023, a Suécia assume, pela terceira vez, a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia (UE), sucedendo à Chéquia e antecedendo a Espanha.
Programa e Prioridades da Presidência sueca
Os tópicos-chave do programa, que se enquadrará no programa do Trio de Presidências (França, Chéquia e Suécia) sucessivas do Conselho da UE, serão:
- Resiliência das instituições democráticas;
- Defesa e segurança da UE;
- Gerir a crise dos refugiados e a reconstrução da Ucrânia no pós-guerra;
- Energia.
A Presidência sueca concentrar-se-á em quatro áreas prioritárias estreitamente relacionadas:
- Segurança - unidade
A Presidência sueca continuará a dar prioridade ao apoio económico e militar à Ucrânia, bem como ao objetivo da sua adesão à UE. Apostará, também, no desenvolvimento de uma política europeia de segurança e defesa e na luta contra a criminalidade organizada transfronteiras. - Competitividade
Para enfrentar os desafios de longo prazo, é necessário garantir um crescimento económico sólido na Europa, estreitamente ligado ao mercado único e às oportunidades comerciais mundiais. Esta Presidência continuará, por isso, a promover uma economia aberta, baseada na livre concorrência, no investimento privado e na digitalização bem-sucedida. Marcará, ainda, o 30.º aniversário do lançamento do mercado interno, apostando no seu aprofundamento e, em particular, na aplicação e no cumprimento das suas regras. - Transições verde e energética
Sob Presidência sueca, a UE continuará os esforços para combater os preços elevados e voláteis da energia, abordando a reforma do mercado de energia a longo prazo. Também apostará no cumprimento de objetivos ambiciosos em matéria de clima, colocando em ação o programa “Fit for 55” e acelerando a transição energética. - Valores democráticos e Estado de direito - a base
A UE baseia-se em valores democráticos, abrindo caminho à coesão, às liberdades individuais e à não discriminação. A defesa do princípio do Estado de Direito é, por isso, um elemento essencial desta Presidência.
Esta presidência será a oitava a integrar as novas prioridades da Agenda Estratégica 2019-2024 nos trabalhos do Conselho.
Calendário de eventos
O calendário de reuniões sob a Presidência sueca do Conselho da UE está disponível no sítio internet oficial.
Logótipo
O logótipo da Presidência sueca representa solidariedade e comunidade. A identidade visual é inspirada pela luz sueca e sua variação de janeiro a junho, estando patente em toda a comunicação desta presidência, seja espacial, impressa ou digital.
A própria conceção das salas de reunião variará, na sequência da mudança de luz das estações na Suécia - desde a escuridão prevalecente de janeiro até ao sol da meia-noite de junho.
Programa conjunto do trio (França, Chéquia e Suécia)
O Programa conjunto do Trio de Presidências (França, Chéquia e Suécia) - Fazer avançar a Agenda Estratégica - encontra-se disponível no sítio oficial da Presidência sueca.
Contexto da Presidência do Conselho da UE
A Presidência do Conselho da UE é assegurada por três Estados-Membros de grupos pré-determinados, sendo que cada membro desse grupo preside sucessivamente, durante seis meses, a todas as formações do Conselho (com exceção da formação dos Negócios Estrangeiros).
Este processo está contemplado no n.º 9 do art.º 16.º da versão consolidada do Tratado da União Europeia, com a Decisão do Conselho (2009/908/UE), que estabelece as medidas de aplicação relativas ao exercício da Presidência do Conselho e à presidência das instâncias preparatórias do Conselho, e com a Decisão do Conselho Europeu (2009/881/UE) também referente ao exercício dessa Presidência.
Os restantes membros de cada grupo apoiam a Presidência no exercício de todas as suas responsabilidades, com base num programa conjunto para 18 meses.
O exercício da Presidência implica grandes responsabilidades, representando um dever e um contributo de cada Estado-Membro para o bom funcionamento das instituições europeias.
Links da Presidência sueca
Para mais informações, consulte neste portal
Temas em destaque durante a Presidência sueca
Infografias

Suécia na UE [en]
Eurostat

Suécia em números [en]
Eurostat
Infoeuropa

Biblioteca digital do CIEJD
A Presidência sueca do Conselho da UE na Biblioteca do CIEJD
Saber mais...

Visit Sweden
Onde ir | O que fazer | Onde ficar | Explorar o mapa | Informação prática