Processes4Planet

Parceria Europeia

Tornar as indústrias de transformação europeias circulares e neutras em carbono até 2050, reforçando ao mesmo tempo a sua competitividade, é o objetivo desta parceria.

Parceria Europeia Processes4Planet

A «Parceria Europeia Processes4Planet» tem como ambição alcançar a liderança das indústrias transformadoras europeias, a nível mundial, no âmbito do objetivo de atingir a neutralidade climática até 2050, centrando-se nas tecnologias hipocarbónicas, na economia circular e na competitividade.

No quadro de uma abordagem integrada entre diferentes setores, pretende-se desenvolver e implementar as inovações necessárias para uma transformação profunda das indústrias ligadas ao cimento, à química e ao aço.

Integra o Pilar II - Desafios Globais e Competitividade Industrial Europeia do Programa Horizonte Europa e o Cluster 4: O Digital, a Indústria e o Espaço.

Parceria

Setor Público

  • Comissão Europeia, representante da União Europeia

Setor Privado

A "Association for Sustainable Process Industry through Resource and Energy Efficiency" (A.SPIRE) que representa 20% do total do sector industrial europeu no emprego e no volume de negócios, e mais de 170 intervenientes no processo industrial e de investigação de mais de uma dúzia de países espalhados por toda a Europa. A A.SPIRE reúne os sectores do cimento, cerâmica, química, engenharia, minerais e minérios, metais não ferrosos, pasta e papel, refinação, aço e água.

Orçamento 

O orçamento da parceria prevê-se que atinja cerca de 2,6 mil milhões de euros, subdivididos entre os parceiros públicos e privados:

  • A Comissão Europeia prevê dedicar até 1,3 mil milhões de euros;
  • Os parceiros privados, através da associação A.SPIRE, prevêm dedicar 1,3 mil milhões de euros, para o período 2021 - 2030, para investigação, inovação e outras atividades na área da parceria europeia, envolvendo as suas entidades constituintes e afiliadas.

Objetivos

Gerais:

  • Desenvolver e promover a implantação de soluções neutras do ponto de vista climático;
  • Desenvolver e implantar soluções industriais destinadas a fechar os circuitos de energia e de matéria-prima;
  • Promover uma liderança global em matéria de neutralidade carbónica e soluções circulares, acelerando a inovação, e desbloqueando o investimento nos setores público e privado. 

Específicos:

  • Integrar as energias renováveis substituindo os combustíveis fósseis por energias renováveis, H2 renovável e biomassa para processos eletrificados;
  • Reduzir as emissões através da captura e utilização do processo de CO/CO2 e através da valorização eficiente das rotas de CO2 para produtos químicos, combustíveis e minerais;
  • Assegurar a total circularidade e revisão da utilização de resíduos derivados e recursos hídricos, conseguindo uma mudança radical na eficiência dos recursos e assegurando a total rastreabilidade das cadeias de valor;
  • Avançar para uma indústria comercialmente viável, neutra em termos climáticos e de soluções circulares, tecnológicas e não tecnológicas, para uma maior competitividade industrial;
  • Fomentar novas competências e empregos, incluindo competências digitais, reduzindo  barreiras ao acesso e aceitação no mercado, através de programas de educação e formação e através da definição de condições de enquadramento favoráveis a uma transformação de novos produtos acessível e inclusiva.

Documentos relevantes

Memorandum of Understanding (June 2021)
1000.65 KB
Draft proposal for a European Partnership under Horizon Europe Processes4Planet (version 17.06.2020)
4.75 MB
Strategic Research and Innovation Agenda - Processes4Planet
8.37 MB
Partnership Fiche Processes4Planet
580.36 KB