Rede FIN-NET
Resolução extrajudicial de conflitos de consumo na área dos serviços financeiros (banca, seguros e valores mobiliários)

Enquadramento
A rede FIN-NET foi criada pela Comissão Europeia em 2001 para reforçar a cooperação entre as entidades nacionais com competência para a resolução extrajudicial de litígios transfronteiriços relacionados com a prestação de serviços financeiros (banca, seguros e valores mobiliários).
Pretende assim:
- fomentar a cooperação entre os provedores de justiça nacionais no domínio dos serviços financeiros
- proporcionar aos consumidores um acesso fácil a mecanismos alternativos de resolução de litígios (RAL) em caso de um litígio transnacional sobre a prestação de serviços financeiros
Objetivos
Qualquer cidadão que tiver um litigio com uma entidade sedeada num país do Espaço Económico Europeu, e se decidir apresentar uma queixa contra essa entidade, poderá fazê-lo junto de qualquer organismo da FIN-NET no seu país de residência (em Portugal, na CMVM e no Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo) que transmitirá essa queixa ao sistema relevante do país da entidade reclamada.
Podem recorrer à FIN-NET todos os cidadãos do Espaço Económico Europeu, da União Europeia, da Noruega e da Islândia.
O que é a FIN-NET | Comissão Europeia | 2017
A rede FIN-NET em Portugal
Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM)
Instituições financeiras abrangidas
Bancos, cooperativas de crédito, prestadores de serviços de investimento, intermediários de investimento, intermediários de valores mobiliários, a maioria das companhias de seguros
Produtos financeiros abrangidos
Investimentos, valores mobiliários, alguns seguros de vida e não vida
Contactos cmvm@cmvm.pt
CMVM – Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários
Mais informações: Ficha de informação
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa
Instituições financeiras abrangidas
Bancos, bancos de crédito hipotecário, intermediários de crédito hipotecário, cooperativas de crédito, companhias e mediadores de seguros e alguns prestadores e intermediários de investimento
Produtos financeiros abrangidos
Pagamentos, depósitos, créditos e empréstimos, hipotecas, seguros de vida/não vida e alguns investimentos
Contactos director@centroarbitragemlisboa.pt
Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa
Mais informações: Ficha de informação
Formulário de contacto da FIN-NET para reclamações relativas a serviços financeiros transnacionais
Caso pretenda ajuda para a resolução de um conflito no âmbito de serviços Financeiros preencha e envie o formulário por correio eletrónico ou postal para a entidade de resolução de litígios competente.