Setor Ferroviário Europeu (Europe's Rail)

Empresa Comum
shift to rail

O que é?

A Empresa Comum do Setor Ferroviário Europeu (Europe's Rail) é a nova parceria europeia em investigação e inovação ferroviária estabelecida ao abrigo do programa Horizonte Europa (2021-2027). É a sucessora da Empresa Comum Shift2Rail.

A Europe's Rail tem como propósito fornecer, através de uma abordagem integrada, uma rede ferroviária europeia de alta capacidade, flexível, multimodal e fiável, fornecendo soluções para a plena integração de cidadãos e mercadorias na Europa.

Esta parceria visa acelerar a investigação e desenvolvimento em tecnologias inovadoras e soluções operacionais no setor ferroviário. Apoia igualmente o cumprimento de políticas da União Europeia como o Pacto Ecológico Europeu ou de objetivos estratégicos como a competitividade do setor ferroviário e a liderança da indústria europeia de abastecimento ferroviário. Desta forma, a Europe's Rail irá acelerar a incorporação de inovações tecnológicas necessárias para apoiar o Espaço Ferroviário Único Europeu que se constitui como uma das metas da Empresa Comum.

Parceria 

Público

A União Europeia é representada pela Comissão Europeia. Cada Estado-Membro assume a sua presença através de representantes como Gestores Nacionais de infraestruturas e de caminhos de ferro.

Privado

O setor privado é representado por institutos de investigação, fornecedores do setor industrial e representantes das indústrias europeias de caminho de ferro.

Financiamento

O Orçamento para esta Empresa Comum está estipulado em cerca de 1,2 mil milhões de euros suportados:

  • pela UE, através da Comissão Europeia, que financiará cerca de 600 milhões de euros e;
  • pelo setor privado que financiará os restantes 50%, ou seja igualmente 600 milhões.

Estratégia 

Rede Ferroviária Europeia Integrada: o objetivo da Empresa Comum do Setor Ferroviário Europeu é fornecer uma rede ferroviária europeia integrada de alta capacidade, abrangendo a gestão de tráfego, locomotivas, carruagens, infraestruturas e serviços, com vista a alcançar uma aceitação e implantação mais rápidas de projetos e inovações.

Digitalização e Automatização: o enorme potencial de digitalização e automatização para reduzir os custos do caminho-de-ferro, aumentar a sua capacidade, flexibilidade e fiabilidade, baseia-se numa arquitetura sólida partilhada pelo setor, em coordenação com a Agência Ferroviária da União Europeia.

Atratividade: o objetivo geral da parceria será assegurar uma transição rápida para um sistema ferroviário europeu mais atrativo, de fácil utilização, competitivo, acessível, eficiente, sustentável e integrado no sistema de mobilidade mais vasto. Desta forma, a ferrovia será cada vez mais uma escolha dos cidadãos europeus.

Competitividade: A parceria apoiará o desenvolvimento de uma indústria ferroviária europeia forte e globalmente competitiva. 

Objetivos 

  • Fornecer, através da investigação e inovação ferroviárias, as capacidades para alcançar um modo de transporte mais sustentável, rentável e de alto desempenho
  • Apostar na aproximação da ferrovia às populações tornando o transporte mais rápido, digital e competitivo na Europa;
  • Responder ao aumento da procura de tráfego, ao congestionamento, à segurança do abastecimento energético e às alterações climáticas
  • Aumentar a procura do setor ferroviário de transportes nas próximas décadas
  • Criar um Espaço Ferroviário Único Europeu como meta a atingir ao longo da próxima década
  • Promover uma transferência modal da estrada para o caminho-de-ferro, a fim de alcançar um sistema de transportes europeu mais ecológico, competitivo e eficiente
  • Promover a inovação tecnológica no setor para que o caminho-de-ferro desempenhe um novo papel nos mercados globais de transporte de mercadorias e de passageiros