Tecnologias Digitais Essenciais (KDT)

Destaque
Key Digital Technologies: financiamento na área de Sistemas e Componentes Eletrónicos
Agência Nacional de Inovação
O que é?
A Empresa Comum das Tecnologias Digitais Essenciais (KDT JU) - sucessora da ECSEL JU - é uma Empresa Comum impulsionada pela União Europeia, financiando a inovação em componentes e sistemas eletrónicos.
A KDT JU financia projetos de investigação, desenvolvimento e inovação em componentes e sistemas eletrónicos envolvendo financiamentos da UE, Estados-Membros e outros países e demais participantes. Financia projetos para assegurar uma especialização tecnológica de nível mundial nestas tecnologias essenciais para a liderança competitiva da Europa na Economia Digital.
Parceria
Os membros da Empresa Comum das Tecnologias Digitais Fundamentais são:
Setor público:
- a União Europeia (representada pela Comissão Europeia);
- os Estados-Membros;
- os países associados ao Horizonte Europa numa base (Israel, Noruega, Turquia, Suíça e Islândia);
Setor privado:
- AENEAS é uma Associação Industrial que promove o I&D em componentes e sistemas eletrónicos para reforçar a competitividade europeia;
- A associação industrial INSIDE é a associação de agentes de Sistemas Inteligentes Europeus;
- EPoSS - Plataforma Tecnológica Europeia sobre Integração de Sistemas Inteligentes, é uma iniciativa política orientada para a indústria, definindo as necessidades e requisitos de I&D e inovação, relacionados com a Integração de Sistemas Inteligentes e Sistemas Micro e Nano.
Orçamento
Em termos de financiamento, a KDT JU recebe até 1,8 mil milhões de euros da UE.
Os Estados-Membros, a título próprio, contribuem com 1,8 mil milhões de euros. A estes, juntam-se Estados terceiros como sejam a Islândia, Israel, Noruega, Suíça e Turquia. Outros Estados poderão aderir durante a existência da Empresa Comum.
O financiamento total deverá atingir mais de 7 mil milhões de euros, o que representa um contributo dos membros do setor privado de cerca de 3,4 mil milhões de euros.
Estratégia
Sustentação do sistema empresarial: os componentes e sistemas eletrónicos sustentam os principais setores económicos. A necessidade de desenvolver estas tecnologias na Europa, levou à criação de uma iniciativa estratégica europeia para atividades de investigação e inovação, coordenadas e competitivas.
Vanguarda e Competitividade: através de um apoio financeiro estruturado e coordenado a nível europeu, a investigação e a indústria europeias serão ajudadas a manter os seus atuais pontos fortes num contexto internacional altamente competitivo.
Lacunas em Tecnologias Críticas: o financiamento destinado a colmatar a lacuna em tecnologias críticas é essencial para uma transformação digital na Europa que reflita os valores fundamentais da UE, incluindo a privacidade e a confiança, a segurança e a proteção.
Abertura e flexibilidade: as partes interessadas, incluindo as PME, são integradas em áreas tecnológicas emergentes ou adjacentes, ou em ambas.
Objetivos
- Reforçar a autonomia estratégica da UE em componentes e sistemas eletrónicos
- Estabelecer a excelência científica e a liderança em inovação da UE em componentes e tecnologias de sistemas emergentes
- Assegurar que os componentes e as tecnologias de sistemas respondem aos desafios ambientais da Europa
- Apoiar a investigação e desenvolvimento para produzir na Europa componentes em áreas estratégicas
- Promover um ecossistema dinâmico a nível da UE baseado em cadeias de valor digitais
- Apoiar a investigação e o desenvolvimento de tecnologias e componentes que garantam segurança, confiança e eficiência energética para infraestruturas e setores críticos na Europa
- Mobilizar recursos nacionais e assegurar a coordenação dos programas de investigação e inovação dos Estados-Membros, no domínio dos componentes e sistemas eletrónicos
- Estabelecer a coerência entre a agenda estratégica da Empresa Comum e as políticas da União, para que as componentes eletrónicas e as tecnologias de sistemas contribuam eficazmente para os objetivos de desenvolvimento da UE